Itabira: pronto-socorro municipal realizou mais de 81 mil atendimentos em 2022

Maioria desses atendimentos foram classificados como não urgentes, seguidos dos pacientes em quadro de urgência

Itabira: pronto-socorro municipal realizou mais de 81 mil atendimentos em 2022
Sabrina Barbosa apresentou os dados de atendimento do PSMI em 2022 – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
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A gerente administrativa do Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI), Sabrina Figueiredo Barbosa, esteve, na última semana, na Câmara dos Vereadores para apresentar um balanço das atividades da unidade de saúde em 2022. Conforme a apresentação, no ano passado, foram realizados 81.424 atendimentos.

Desse total, 62.352 casos foram classificados como pouco urgentes; 15.380 como urgentes; 2.631 como muito urgentes; 924 como não urgentes; e 137 como emergenciais.

“O Pronto-Socorro Municipal de Itabira é administrado pela excelente gestão do Hospital Nossa Senhora das Dores, ao qual eu faço parte com a cogestão do município. Nós atendemos 24 horas por dia, 7 dias por semana. Somos referência não só para Itabira, mas para 12 municípios da microrregião [de Saúde de Itabira], com atendimento para aproximadamente a 240 mil usuários. Somos referência em urgência e emergência em pediatria, cirurgia, ortopedia, clínica médica, cardiologia, oncologia e nefrologia”, destacou Sabrina Barbosa.

O PSMI, ainda, oferece as especialidades de neurologia, oncologia, cardiovascular, oftalmologia, otorrinolaringologia, infectologia, nefrologia, cirurgia de trauma buco maxilar, telemedicina psiquiátrica e hematologia.

Itabira: pronto-socorro municipal realizou mais de 81 mil atendimentos em 2022
Sabrina Barbosa – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Protocolo de Manchester

A gerente administrativa do PSMI também explicou a forma de triagem utilizada pela unidade de saúde. O Protocolo de Manchester classifica os pacientes através de cores após avaliação dos sinais vitais, sintomas e nível da dor. Essa classificação representa a gravidade do quadro e o tempo de espera para atendimento de cada paciente.

“Quando o paciente chega no pronto-socorro, é classificado diante dos sinais vitais dele. O sistema classifica e aí o paciente aguarda o atendimento dentro das horas que ele tem como prioridade”, explica Sabrina Barbosa. “Se é classificado de vermelho [emergente], ele corre risco eminente de morte, então será atendido de imediato. Se ele chega muito urgente [cor laranja], temos dez minutos pra atender esse paciente; Se ele chega urgente [cor amarela], eu tenho até uma hora; os classificados pouco urgente [cor verde], tenho até duas horas [para atender]; e o não urgente [cor azul], até quatro horas para atender”, explicou Sabrina Barbosa.

As cores de classificação do Protocolo de Manchester, por ordem de prioridade, são:

  • vermelho para quadros de emergência — e atendimento imediato;
  • laranja para muito urgente — com atendimento em até 10 minutos;
  • amarelo para urgente — com atendimento em até 1 hora;
  • verde para pouco urgente — com atendimento em até 2 horas;
  • azul para não urgente — com atendimento  em até 4 horas.

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