Itabira realiza a primeira edição da Semana Itabirana da Criatividade com, programação gratuita; confira

Durante os seis dias, a programação acontece em pontos estratégicos e descentralizados da cidade

Itabira realiza a primeira edição da Semana Itabirana da Criatividade com, programação gratuita; confira
Itabira/MG Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Entre os dias 21 e 26 de abril, acontece, em Itabira, a 1ª Semana Itabirana da Criatividade. A proposta é transformar a cidade em um grande palco de ideias, práticas e iniciativas voltadas para a economia criativa, em uma programação que envolve escolas, espaços culturais, universidades e praças públicas. Toda a programação é gratuita. O evento faz parte do calendário oficial do município e surgiu a partir do Projeto de Lei nº 5598, de autoria da vereadora Dulce Citi (PDT), sancionado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB). O evento acontece em parceria com o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) — movimento global que tem como objetivo valorizar o papel criativo na solução de problemas e no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O que vai rolar?

Durante os seis dias, a programação acontece em pontos estratégicos, como a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no campus de Itabira; o Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA); a Casa da Cidadania; o Centro Olímpico de Itabira (COI); e também nas praças públicas e escolas municipais. A ideia é descentralizar as atividades e ampliar o acesso à criatividade em suas múltiplas formas de expressão.

Entre os destaques da programação, estão:

  • Oficinas de impressão 3D, moda criativa, culinária sustentável e tear; 
  • Palestras sobre empreendedorismo, governança, tecnologia e educação; 
  • Exposições de artesanato, audiovisual, orquídeas e arte indígena; 
  • Oficinas esportivas e ações culturais com participação de quilombolas; 
  • Atividades educativas com crianças e jovens nas escolas da rede municipal.

A cidade também recebe o projeto itinerante “Oriará – Arte e Educação em Movimento”, do Memorial Vale, além de encontros voltados para a capacitação de microempreendedores, ambulantes e barraqueiros.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura (clique aqui) e nas redes sociais.