Itabira realiza conferência para debater emergência climática e soluções locais

Evento acontece em dezembro no Parque Natural Municipal do Intelecto; população poderá propor ações e eleger representantes para conferência estadual

Itabira realiza conferência para debater emergência climática e soluções locais
Foto: Reprodução/YouTube
O conteúdo continua após o anúncio


A cidade de Itabira realizará, em 9 de dezembro, a Conferência Municipal de Meio Ambiente e Clima, abordando o tema “Emergência Climática”. O evento ocorrerá no Parque Natural Municipal do Intelecto, das 8h às 17h, e terá como foco a discussão de três eixos principais: Mitigação, Adaptação e Preparação a Desastres, além de Governança e Educação Ambiental. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online pelo site Brasil Participativo.

Um Passo para Políticas Climáticas Locais e Nacionais

A conferência é parte das atividades da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), promovendo a participação popular na elaboração de propostas de combate às mudanças climáticas. O objetivo é fomentar uma resposta colaborativa e robusta de Itabira para questões globais, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal em exercício, Diego Pimenta, o evento reforça o compromisso de Itabira com a sustentabilidade: “Este evento não apenas nos oferece uma oportunidade de debater soluções sustentáveis, mas também fortalece o compromisso de toda a sociedade – incluindo o poder público, as empresas e a sociedade civil – na busca por um futuro mais sustentável e resiliente”.

Papel dos Municípios na Crise Climática

O evento em Itabira faz parte de uma mobilização nacional liderada pelo governo federal e instituições como a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou a importância das conferências municipais para as políticas ambientais: “Os municípios estão mais próximos da população e, portanto, têm uma compreensão mais aprofundada das realidades locais e das necessidades específicas de suas comunidades”.

Inscrição e Participação

Podem participar da conferência qualquer brasileiro ou brasileira a partir de 16 anos, com direito a voto na escolha dos delegados que representarão Itabira na fase estadual. Durante o evento, os participantes poderão apresentar até seis propostas, sendo duas para cada eixo temático discutido. As ideias selecionadas seguirão para a Comissão Organizadora Estadual, sendo integradas no Caderno de Propostas das Conferências Estaduais.

Benefícios para Itabira e Outros Municípios

A participação nas conferências municipais traz diversas vantagens, incluindo acesso a conhecimento atualizado sobre gestão ambiental e governança. Esse ambiente também facilita a colaboração entre governo, sociedade civil e setor privado para construir políticas alinhadas com as necessidades locais e globais.

Além disso, a influência das conferências pode se expandir para políticas estaduais e nacionais, potencializando o impacto das ações desenvolvidas pelos municípios e trazendo visibilidade para as soluções propostas em Itabira.

Com a realização deste evento, Itabira se posiciona como uma cidade engajada no enfrentamento da crise climática, incentivando uma cultura de sustentabilidade e participação social no planejamento ambiental.

Itabira realiza conferência para debater emergência climática e soluções locais
Foto: Divulgação/PMI