Itabira: Santa Ruth e União fazem a abertura do Campeonato de Futebol Amador

A competição terá início no dia 4 de setembro. A Lifa ainda aguarda a liberação dos bombeiros para definir se o jogo acontecerá no Estádio Israel Pinheiro

Itabira: Santa Ruth e União fazem a abertura do Campeonato de Futebol Amador
Reunião da Lifa em que definiu o confronto de abertura do Campeonato de Futebol Amador de Itabira – Foto: Divulgação/Lifa
O conteúdo continua após o anúncio


Em uma reunião realizada na noite da última quinta-feira (25), a Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa) definiu, em sorteio, o confronto de abertura do Campeonato de Futebol Amador de Itabira. Na categoria “principal”, a equipe do Santa Ruth enfrenta o time do União no dia 4 de setembro, um domingo. As duas equipes retornam a campo no dia 7 de setembro, uma quarta-feira, quando se comemora o Dia da Independência, dessa vez pela categoria “máster”. A expectativa é de que as partidas aconteçam no Estádio Israel Pinheiro, do Valeriodoce Esporte Clube.

A competição prossegue no dia 11 de setembro, um domingo, quando São Lourenço e Triângulo se enfrentarão — tanto na categoria “principal” quanto na “máster”. As equipes máster do Vila Nova, River e Grêmio ainda aguardam decisão da Lifa para conhecerem seus novos adversários e datas dos jogos.

O novo sorteio foi necessário devido ao adiamento do início do Campeonato Amador, em respeito a uma determinação da Federação Mineiro de Futebol (FMF), que impede que as partidas coincidam com os jogos do Valério, que atualmente disputa a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro.

“A Federação Mineira de Futebol proíbe as ligas federadas que realizem jogos quando houver partidas de times profissionais em sua região. Com os jogos do Valério em Itabira, tivemos que readequar as datas de abertura do campeonato e do sorteio”, explicou Ricardo de Freitas, presidente da Lifa.

Itabira: Santa Ruth e União fazem a abertura do Campeonato de Futebol Amador
Silvio Andrade e Ricardo de Freitas, vice-presidente e presidente da Lifa, respectivamente – Foto: Divulgação/Lifa

José Eustáquio, diretor técnico contratado pela Lifa, explicou que o sorteio foi prejudicado devido a desistência de algumas equipes em não disputar a categoria “máster”. “Como todos sabem, realizamos o sorteio das chapas no dia 8 de junho, no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA]. À época, tínhamos dez clubes que solicitaram a participação nesta categoria [‘máster’], porém, nesta reunião, fomos informados por alguns clubes que não poderiam participar, o que prejudica o sorteio. Não podemos alterar a tabela e cabe a Lifa readequar as chaves, porém, mantendo os jogos definidos pelos sorteios. Os clubes que não participarão da categoria ‘máster’ são Bela Vista, Ivipa e Sete de Setembro. De acordo com o sorteio, esses clubes disputariam contra River, Grêmio e Vila Nova”, conta.

Ainda de acordo com José Eustáquio, a tabela será refeita e divulgada em breve. Os únicos times que estavam aptos a participarem do sorteio para os jogos de abertura eram São Lourenço e Triângulo e Santa Ruth e União. Essa ordem também foi também a sorteada para os jogos iniciais.

Primeira partida

De acordo com Ricardo de Freitas, a Lifa aguarda uma definição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para liberar o Estádio Israel Pinheiro, do Valério, e realizar a festa de abertura do Campeonato Amador — assim como aconteceu no lançamento da Copa Luiz Miranda, em 2021.

“Tivemos uma festa muito bonita no final do ano passado com a abertura da Copa Luiz Miranda, no [estádio do] Valério, sem transtornos. Esperamos a liberação dos bombeiros para fazermos a festa novamente, desta vez com a abertura do Amador”, destacou Ricardo de Freitas.

* Com informações da assessoria de comunicação da Lifa.