Itabira: sirenes de hipermercado disparam durante toda a madrugada e tiram o sono de moradores
Um teste realizado através de um aplicativo de medição de decibéis constatou que o barulho chegava a quase 80dB – muito além do permitido pela “Lei do Silêncio”
As sirenes do sistema de segurança do hipermercado MartMinas ressoaram ao longo de mais uma madrugada no bairro Ribeira de Baixo, em Itabira. Desta vez, a perturbação de sossego começou às 01h53 e seguiu de forma ininterrupta até o início da manhã desta segunda-feira (22), quando o alarme foi cessado.
Um teste realizado através de um aplicativo de medição de decibéis constatou que, mesmo em uma distância de mais de 400 metros, o barulho chegava a quase 80dB – muito além do permitido pela “Lei do Silêncio” durante o período noturno (22h às 7h), que limita os ruídos até 45 dB, a partir da 0:00 h.
O problema é antigo e acontece com muita frequência desde a instalação do hipermercado na região, gerando transtorno aos moradores da Ribeira de Baixo, Gabiroba, Santa Tereza e adjacências. As reclamações sobre o alarme é queixa frequente nas comunidades e também, na plataforma “Reclame Aqui”, onde moradores de Itabira e outras cidades, como Poços de Caldas, já se queixaram do mesmo transtorno.
A DeFato procurou a assessoria de comunicação do MartMinas, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para futuros posicionamentos.
Assista ao vídeo
Ver essa foto no Instagram