Itabira: tranquilidade marca o simulado de emergência em barragens

A ação, que acontece anualmente na cidade, contou com a participação de representantes da Defesa Civil de diferentes cidades da região

Itabira: tranquilidade marca o simulado de emergência em barragens
O conteúdo continua após o anúncio


Na tarde desse sábado (22), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), com apoio da Vale, realizou mais um simulado prático de emergência de barragens, em Itabira. A operação reuniu ainda representantes de outras autarquias e entidades de segurança pública do município. Para os organizadores, a ação aconteceu com tranquilidade e rapidez.

“A gente cumpre a determinação da lei de realizar o simulado anual, contanto com o total apoio da Transita, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que são órgãos importantíssimos. Além disso, os voluntários da Cruz Vermelha estiveram presentes, bem como representantes da Defesa Civil de outras cidades”, detalhou Nilma Castro, coordenadora da Compdec.

Durante o simulado, carros de emergência com alto-falantes também foram posicionados.

De acordo com Nilma, os simulados realizados em Itabira estão sendo vistos como uma referência para outros municípios que vivenciam uma situação parecida com a de Itabira, em relação às barragens. “Representantes do órgão nas cidades de Alvorada de Minas, Santa Maria de Itabira, Antônio Dias e Alvinópolis nos procuraram para assistir a esse simulado, conhecer as estratégia adotadas e saber como são realizadas”, completou.

Representantes da Defesa Civil de diferentes cidades, durante o simulado. Foto: Divulgação / PMI

Cultura de prevenção

Para o chefe do comandante do Corpo de Bombeiros de Itabira, Tenente Medeiros, é muito importante incutir na população a cultura de prevenção. “As pessoas precisam desenvolver interesse por essas ações que salvam tantas vidas. A gente sabe que, entre as barragens da região, Itabira tem a maior Zonas de Autossalvamento (ZAS). Então, precisamos desse apoio e dessa participação da sociedade para que a população entende como salvar sua própria vida em uma situação de perigo”, reforçou.

Tendas foram montadas para abrigar quem participou do simulado de emergência.

Para ele, apesar da chuva atrapalhar um pouco, o simulado desse ano foi um sucesso. “Não tivemos qualquer ocorrência de gravidade. Mesmo que a participação popular não seja tão contundente, em um cenário real, os itabiranos já sabem qual rota eles tem que fazer e o ponto de encontro mais próximo de casa. Com certeza, num caso de perigo, as pessoas saberão como se mobilizar”, finalizou.

Nos pontos de encontro, funcionários da Vale registraram as pessoas que participaram do simulado.

Como funcionou?

Desta vez, a atividade foi direcionado para os moradores nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal. Como nas edições anteriores, durante o simulado os moradores foram avisados com o toque de sirenes. Eles tiveram que se direcionar pelas rotas de fuga, até o ponto de encontro mais próximo. Durante a atividade, as vias de acesso aos bairros envolvidos tiveram o trânsito paralisado.

Ao todo, 29 bairros e comunidades de Itabira foram mobilizados, são eles:  Abóboras; Água Fresca; Bálsamos; Barro Branco; Bela Vista; Belvedere; Campestre; Conceição; Condomínio Vila Técnica Conceição; Engenho; Fênix; Gabiroba de Baixo; Gabiroba de Cima; Hamilton; Jardim dos Ipês; João XXIII; Juca Rosa; Laboreaux; Machado; Madre Maria de Jesus; Morro dos Tocos; Nossa Senhora das Oliveiras; Nova Vista; Palmeiras. Palmital. Praia; Riveira de Cima; Rio do Peixe; Santa Ruth; Vale do Sol; Vila Bethânia e zona rural de Itabira.