Itabira: três secretários municipais podem deixar o governo Marco Antônio Lage
Informações extraoficiais dão conta de que Bernardo Rosa e Danilo Alvarenga sairão das secretarias de Governo e de Obras; Klaus Amann também é cotado para deixar o cargo
Nesta quinta-feira (9), novas informações extraoficiais reforçam que Danilo Alvarenga está de saída da Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito, assim como Bernardo de Souza Rosa deve deixar a Secretaria de Governo. Outro membro do primeiro escalão do governo Marco Antônio Lage (PSB) que pode deixar as suas funções é Klaus Amann, que atualmente responde pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano.
Na noite de quarta-feira (8), o portal DeFato já havia antecipado a possibilidade de novas mudanças no secretariado municipal. Na manhã de hoje, fontes ligadas à Câmara de Itabira indicaram que Bernardo Rosa, que é vereador licenciado, deve apresentar ofício comunicando o seu retorno ao Legislativo — inclusive com possibilidade de participar da próxima reunião ordinária, agendada para a terça-feira (14).
Também nesta quinta-feira, o portal Vila de Utopia repercutiu a saída de Danilo Alvarenga da Secretaria de Obras. De acordo com a matéria, a informação teria sido confirmada pelo próprio prefeito Marco Antônio Lage, que também destacou que outras mudanças acontecerão no primeiro escalão do seu governo. Danilo Alvarenga deve ser substituído pela engenheira ambiental Elaine Aparecida Mendes, servidora de carreira na Prefeitura de Itabira.
Porém, há possibilidade de que Danilo Alvarenga permaneça no governo Marco Antônio Lage. Ele é cotado para substituir Bernardo Rosa na Secretaria de Governo. Caso isso aconteça, Danilo ocupará a quarta função diferente na Prefeitura — ele já esteve à frente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e da chefia de gabinete.
A reorganização administrativa do Executivo também pode afetar Klaus Amann, que deve deixar as suas funções na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ainda não se sabe se ele sairá do governo ou se será remanejado para outro cargo. Antes do Desenvolvimento Urbano, Klaus Amann comandou a Secretaria de Administração.
As informações ainda são extraoficiais e o portal DeFato, desde o início da noite de quarta-feira, vem tentando confirmar as informações com a assessoria de comunicação da Prefeitura. Porém, até o momento, não houve retorno sobre as possíveis mudanças no secretariado municipal.