Itambé adere Minas Consciente e publica decreto de restrição para o feriado
O documento foi divulgado pela Prefeitura no dia 5 de outubro
O município de Itambé do Mato Dentro aderiu ao programa Minas Consciente e optou por publicar um decreto municipal para restringir a entrada de turistas na cidade, principalmente durante o feriado do dia 12 de outubro. De acordo com o documento assinado pelo prefeito José Elísio de Oliveira Duarte, as pessoas que não comprovarem que possuem reservas em pousadas, hotéis, ou que alugaram casas de veraneio, poderão ser impedidas de entrar na cidade.
Além disso, o decreto exige que os protocolos do programa Minas Consciente sejam cumpridos pelos responsáveis dos hotéis, pousadas e casas de veraneio. Caso haja o descumprimento das regras, segundo o decreto, os estabelecimentos poderão ter o alvará de funcionamento suspenso ou até mesmo cancelado. Ademais, durante os feriados e finais de semana, bares, restaurantes e lanchonetes só poderão funcionar até às 20h para evitar aglomerações. Após este horário, os locais podem funcionar apenas no sistema delivery.
Dessa forma, o documento ainda proibi a aglomeração de turistas e residentes em praças, vias e espaços públicos, bem como não será permitido a utilização de som automotivo nestes locais. Os atrativos turísticos e naturais de Itambé permanecerão abertos apenas para os turistas com reservas comprovadas em hotéis, pousadas e casa de veraneio, e claro, para os moradores do município. O decreto foi publicado no dia 5 de outubro, data em que entrou em vigor.