Itambé do Mato Dentro e Nova Era terão chapa única para prefeito e vice nas eleições 2024

Para serem eleitos, os candidatos das duas cidades precisam ter a maioria simples dos votos

Itambé do Mato Dentro e Nova Era terão chapa única para prefeito e vice nas eleições 2024
Foto: Reprodução/TSE

Nesta sexta-feira (16), tem início às campanhas eleitorais para o pleito de outubro deste ano. Porém, em ao menos duas cidades do Médio Piracicaba, não haverá disputa para prefeito e vice — isso porque em Itambé do Mato Dentro e em Nova Era foram inscritas apenas uma chapa majoritária, encabeçadas pelos atuais chefes do Executivo desses municípios e que vão para a reeleição.

Na cidade de Itambé, a atual prefeita Cleidileny Aparecida Chaves concorrerá nas eleições pelo Progressistas (PP) e terá como candidato a vice Newton Rogério Pena, mais conhecido como “Niltinho”, filiado ao Partido Renovação Democrática (PRD). Os dois repetem a dobradinha que venceu a última eleição. As legendas eles formam a coligação “Itambé seguindo em Frente”.

Já em Nova Era, Txai Silva Costa busca a reeleição pela Rede Sustentabilidade e repetirá a mesma chapa do pleito de 2020, com Moriá Domingues Benevides, do Partido Social Liberal (PSC), como o seu vice-prefeito. Eles encabeçam a coligação “Para Viver a Nova Era”, que também é composta por PSB, PSD e PT.

Legislativo

Se para o Executivo não terá muita disputa, no Legislativo a situação é diferente. Com nove cadeiras de vereador, a Câmara Municipal de Itambé do Mato Dentro terá 18 candidatos na eleição de 2024 — 19 a menos no comparativo com o último pleito, que contou com 37 concorrentes.

Em Nova Era, onde também há nove vagas para vereador, a disputa reúne 92 candidatos. Se comparado com a eleição de 2020, quando houve 117 concorrentes, são 25 postulantes a menos.

Para conferir a lista com todos os concorrentes a prefeito, vice-prefeito e vereador, basta clicar aqui e acessar o portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais.

Candidatura única

De acordo com a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.677/2021, “nas eleições para as prefeituras de municípios com menos de 200 mil eleitoras e eleitores, basta a maioria simples: quem tiver mais votos se elege, não havendo a possibilidade de segundo turno nessas localidades”.

Dentro dessa perspectiva, as candidaturas únicas em Itambé e Nova Era precisam de apenas um voto válido para que possam ser reeleitas, conforme explica o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Mato Grosso do Sul em um artigo: “com base na legislação em vigor e na jurisprudência do TSE, podemos concluir que, nos municípios com candidato único, apenas um voto válido pode eleger o prefeito e seu vice, ainda que os demais eleitores votem em branco ou nulo”.

Vale lembrar que os votos brancos e nulos são excluídos na hora da contagem.