Jair Bolsonaro será julgado pelo TSE no dia 22 de junho
Se condenado, ele poderá ser tornar inelegível por oito anos, sendo impedido de participar das duas próximas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu a data de 22 de junho para o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que responde a processo por uma reunião com embaixadores de diversos países em julho de 2022, no Palácio da Alvorada, quando fez críticas ao sistema eleitoral brasileiro, principalmente sobre as urnas eletrônicas. Se condenado, ele poderá ser tornar inelegível por oito anos, sendo impedido de participar das duas próximas eleições.
Bolsonaro é acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação. A ação de investigação foi solicitada pelo PDT junto ao TSE. O Tribunal Eleitoral, de forma liminar, determinou a retirada das imagens da reunião com os embaixadores das redes sociais e da transmissão oficial, por entender que havia divulgação de fatos inverídicos e descontextualizados sobre o sistema de votação.
A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) defende a condenação de Bolsonaro por divulgação informações falsas. Já a defesa do ex-presidente questiona a ação, dizendo que o caso não poderia ser julgado na Justiça Eleitoral, já que a reunião com os embaixadores, ocorrida em 18 de julho, aconteceu quando ele ainda não era candidato oficial à reeleição e seu nome não havia sido ratificado em convenção partidária.