Janja é apelidada de “Esbanja” em visita de Lula a Portugal

Primeira-dama foi criticada por fazer compras em loja de luxo do país europeu

Janja é apelidada de “Esbanja” em visita de Lula a Portugal
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

As manifestações de repúdio à presença de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Portugal também atingem a primeira-dama Janja, chamada, ironicamente de “Esbanja”, em virtude das visitas à lojas de grife por onde ela passa, e não tem receio em efetuar compras, que vão desde bolsa, a sapatos e gravatas. A repercussão negativa também chegou ao parlamento brasileiro, onde deputados de direita criticaram a primeira-dama.

Janja foi condecorada pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, com a Grande Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique, tradicionalmente concedida a chefes de Estado estrangeiros. Por sua vez, Lula recebeu o Grande Colar da Ordem de Camões.

As homenagens à Lula e Janja foram alvo de críticas de parlamentares portugueses da direita que foram às redes sociais para criticar o presidente de Portugal.

“A nossa idiotice e subserviência não tem limites! Atribuir uma das ordens honoríficas mais importantes a mulher do presidente brasileiro só porque sim?  Qual foi o serviço enorme prestado à nação? Banalizar a Nação e os seus símbolos é um sinal evidente de decadência “, disse o deputado André Ventura, presidente do partido ‘Chega’.

A equipe da primeira-dama disse “ter havido um imprevisto e a loja visitada era a mais próxima e de fácil acesso”. Segundo reportagem do canal SIC, principal canal de TV aberta do país, a comitiva de Lula ocupa impressionante número de apartamentos no hotel Tivoli, onde a diária custa de 300 a 7 mil euros e mobiliza 22 automóveis para seu acompanhamento.