Janones usa chicote em comício e é acusado de racismo

Apenas dois candidatos concorrem à prefeitura de Ituiutaba: Hermano Freitas e Leandra Guedes, ex-assessora e ex-namorada de Janones

Janones usa chicote em comício e é acusado de racismo
Foto: Reprodução/Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O sempre polêmico deputado federal André Janones (Avante-MG), foi acusado de ato discriminatório ao empunhar um chicote num comício nesta quinta-feira (3), em sua cidade natal, Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.

Luciane Dias, negra, vice de Hermano Freitas (União Brasil), candidato à prefeitura de Ituiutaba, sentiu na atitude do candidato opositor um ato racista e disse que a cena lembrou a escravidão.

“Para nós, negros, cenas em que o açoite e o chicote são empunhados com rancor e demonstrações de ódio só nos fazem lembrar a maior vergonha que foi a escravidão para o povo negro. Não podemos aceitar que representantes políticos pratiquem essa cena,” disse durante um vídeo eleitoral”.

Nas imagens exibidas pela campanha de Freitas, Janones está na carroceria de um veículo fazendo gestos de agressão com o chicote em punho.

A campanha à prefeitura de Ituiutaba tem apenas dois candidatos ao executivo, Hermano Freitas e Leandra Guedes, do mesmo partido de Janones.

Leandra Guedes é ex-assessora e ex-namorada de Janones, de quem tem apoio na disputa.

Justificando sua atitude à imprensa que o procurou, Janones negou que tenha praticado um ato racista.

“O uso do chicote é no sentido de chicotear o gado bolsonarista, com o contexto de “lapada”, como já usou também como meme diversas vezes na internet e com todo o contexto político existente em sua atuação contra o bolsonarismo”.

O deputado federal afirma que vai continuar “chicoteando o gado por onde ele passar”.

* Fonte: Metrópoles