João Fonseca é campeão do Aberto da Argentina
Jovem brasileiro derrotou o argentino Francisco Cerúndulo por 2 sets a 0 e conquistou o primeiro título ATP de sua meteórica carreira
Na chamada Catedral do tênis argentino, o brasileiro João Fonseca enfrentou neste domingo a torcida e o melhor jogador local da atualidade, Francisco Cerúndolo (28º ATP). Demonstrando personalidade, João conquistou seu primeiro título do circuito ATP. O título confirma a sua ascensão meteórica, atingindo várias marcas de precocidade e dando um salto de 31 posições no ranking mundial.
Ao vencer Cerúndolo por 2 a 0 (6/4 e 7/6) em 1h45min, João Fonseca se tornou o mais jovem sul-americano a conquistar um título na era ATP Tour (a partir de 1990). Ele também entrou no top 10 dos mais jovens campeões e tirou da lista o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams. Entre os integrantes desta relação estão o australiano Lleyton Hewitt, o ucraniano Andrei Medvedev, o japonês Kei Nishikori, os espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz e o norte-americano Michael Chang, que alcançaram ao menos a quarta posição no ranking.
Cerúndolo, aos 26 anos, é muito mais experiente do que o brasileiro. Ele já foi o 19º do mundo e, com três títulos e outras duas finais no currículo, disputou neste domingo sua 200ª partida no circuito. Já João Fonseca jogou apenas pela 27ª vez em eventos deste porte. Com o título, ele avançou 31 posições no ranking e aparece nesta segunda-feira no 68º posto, o melhor brasileiro no ranking.
A rápida ascensão de João Fonseca
Há menos de um ano, Fonseca conquistou sua primeira vitória no circuito principal da ATP ao aproveitar muito bem o convite oferecido pelo Rio Open e chegar às quartas de final do evento, derrotado pelo argentino Mariano Navone, rival que foi eliminado pelo brasileiro nesta semana na capital argentina. Na ocasião, porém, Fonseca era apenas o 655º colocado do ranking mundial.
A rápida ascensão provoca admiração no mundo do tênis. O britânico Andy Murray se manifestou neste domingo, antes da final, na expectativa por um possível encontro entre João e Alcaraz. “Estou ansioso pelo primeiro jogo de Fonseca x Alcaraz”, escreveu nas redes sociais o ex-tenista, dono de três títulos de Grand Slam e de duas medalhas olímpicas de ouro na carreira.
A partida
Apesar de fazer sua estreia em decisões, Fonseca começou a partida pressionando e quebrando o saque do rival logo no game inicial. Teve o serviço derrubado logo na sequência, mas apresentou de cara suas credenciais. A pequena torcida brasileira na quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club se animou e entoou o coro “João, Fonseca”. Porém, foi logo rechaçada pelo público local.
Ganhando quase metade dos pontos, o brasileiro voltou a quebrar o serviço de Cerúndolo no sétimo game, abrindo 4 a 3. Alternando bem as jogadas, incluindo bolas curtas e subidas à rede, Fonseca venceu o primeiro set por 6/4, fechando a disputa com um ace.
No segundo set, a primeira quebra aconteceu no quinto game e foi favorável ao brasileiro. Isso ocorreu quando Cerúndolo mandou uma cruzada para fora e viu o rival abrir 3 a 2. Fonseca teve, então, o saque para garantir o título no décimo game, mas Cerúndolo devolveu a quebra e voltou para o jogo com 5 a 5.
O brasileiro demonstrou não ter se abatido, portanto, com o revés e conseguiu nova vitória no serviço do adversário. Assim, teve mais uma oportunidade para sacar para o campeonato. No entanto, o brasileiro sentiu outra vez a dificuldade para fechar o jogo e Cerúndolo levou o jogo para o tie-break. No desempate, Fonseca logo abriu 4 a 0 e só precisou administrar a vantagem para marcar 7/1 e festejar, enfim, seu primeiro título deitado no saibro.
Aberto do Brasil, o Rio Open 500
Agora, João Fonseca joga no Brasil. Ele volta às quadras do Jockey Club Brasileiro para a disputa do Rio Open e estreia contra o francês Alexandre Muller, 58º do ranking. Parte da gira latino-americana no saibro, o evento no Rio reúne vários tenistas que estiveram em Buenos Aires. Entre eles estão três dos quatro argentinos batidos por Fonseca na campanha de seu primeiro título.
Com informações da agência Estadão Notícias