João Fonseca é campeão na Austrália

Prodígio do tênis brasileiro vence o torneio Challenger, seu segundo título em um mês

João Fonseca é campeão na Austrália
João posa com o título conquistado na Austrália. Foto: ATP Challenger Tour/X

Na madrugada deste sábado, 4, o brasileiro João Fonseca conquistou o torneio Challenger em Canberra, Austrália. Ele derrotou o estadunidense Etha QuInn por 2 sets a 0 (parciais 6/4 6/4). Esse é o seu segundo título em dois anos de trajetória no circuito profissional.

Em Canberra, João realizou uma campanha perfeita: venceu todas as cinco partidas e todos os sets que disputou. Na primeira fase, derrotou Mackenzie McDonald (EUA); nas oitavas-de-final, Duje Ajdukovic (Croácia); nas quartas, Harold Mayot (França). Já na semifinal, eliminou Jacob Fearnley (Reino Unido). Todas as partidas tiveram placar de 2 sets a 0 para João Fonseca. Com a conquista, João recebeu a premiação de U$200 mil, R$1,2 milhão em cotação atual.

Um momento especial

O título de hoje marca o melhor momento da carreira profissional do atleta até o momento. No mês passado, tornou-se o mais jovem campeão do torneio ATP NextGen, que reúne os oito melhores tenistas do mundo com menos de 20 anos de idade. Com essa conquista, João entrou de vez nos principais holofotes do tênis mundial, sendo tratado como um prodígio do esporte.

Se João é tratado nesses termos, é por causa de sua rápida ascensão no ranking mundial. Em dois anos, o jovem carioca ascendeu ao 109º lugar entre os melhores tenistas do mundo. Sua estreia aconteceu em outubro de 2022. No ano passado, sua campanha no Rio Open — o principal torneio brasileiro — representou a sua primeira vitória em torneios nível ATP. O ranking do tênis é dividido em dois níveis: o Challenger e o ATP, que reúne atletas do mais alto nível.