João Fonseca na semifinal do aberto de Buenos Aires

Na tarde deste sábado, João Fonseca encara o sérvio Laslo Djere na primeira semifinal de nível ATP de sua carreira

João Fonseca na semifinal do aberto de Buenos Aires
Foto: Argentina Open/site

Na tarde deste sábado (15) o brasileiro João Fonseca enfrenta mais um desafio em sua carreira profissional. Jogando em Buenos Aires, pelo Aberto da Argentina, ele disputa a sua primeira semifinal de nível ATP, a principal liga do tênis mundial.

O adversário da vez é o sérvio Laslo Djere (112), que derrotou o brasileiro Thiago Wild (76) nas quartas-de-final por 2 sets a 0, com parciais 7-6 e 6-3. Já João venceu o argentino Mariano Navone (47) por 2 a 1 (3/6, 6/4, 7/5). A partida acontece a partir das 16h, com transmissão exclusiva do serviço Disney Plus.

O adversário

Laslo Djere, apesar de atualmente ocupar uma posição inferior no ranking, é um adversário de peso. Em 2019, ele foi o campeão do Rio Open, o principal torneio do saibro sul-americano. Ele representa, portanto, um desafio para o jovem tenista brasileiro que, pouco a pouco, conquista um espaço de destaque no circuito da modalidade.

Na outra semifinal, enfrentam-se o argentino Francisco Cerundulo (28) e o espanhol Pedro Martinez (41). Cerundulo foi o responsável pela queda do principal concorrente ao título, o alemão Alexander Zverev, atual nº2 do mundo. Na partida, que aconteceu na noite da última sexta-feira, o argentino venceu por 2-1 (3/6, 6/3, 6/2).

Um prodígio do esporte

Disputando a sua segunda temporada entre os profissionais, João Fonseca é o principal prospecto do tênis brasileiro desde Gustavo Kuerten, o Guga. No ano passado, ele conquistou o torneio ATP Next Gen que reúne os jovens atletas mais bem colocados no ranking mundial. O título representou, portanto, uma mudança no tratamento do mundo esportivo perante o carioca de 18 anos, que passou a ser reconhecido como um prodígio.

Já em 2025, ele conquistou o torneio de nível Challenger, na Austrália. Em sua primeira participação em um grand slam, o Australian Open, João venceu o russo Andrey Rublev, que à época ocupava o 8º lugar no ranking ATP. Apesar da eliminação para o italiano Sonego, João mostrou suas credenciais para o mundo do esporte.

O torneio

O Aberto da Argentina é a segunda etapa da chamada “Virada dourada” da etapa latino-americana da turnê mundial. É um torneio ATP250, o que significa que o seu campeão acumula 250 pontos no ranking mundial. O prêmio pelo título é de U$100 mil.

O campeão, porém, não é o único que pontua e lucra com o torneio. De acordo com as regras do tênis, cada vitória traz um retorno aos atletas. Como alcançou a fase semifinal, João Fonseca já acumulou 100 pontos e U$34 mil em prêmios. Caso avance à final, acumulará mais 65 pontos e U$58,4 mil no total.

O brasileiro já detém, aliás, o recorde de atleta mais novo do país a alcançar o Top 100 do ranking mundial. Atual nº99 do mundo, João pode ultrapassar Thiago Wild, tornando-se o brasileiro mais bem colocado entre a elite do tênis. Contudo, o desafio para ser o melhor atleta da modalidade no país será longo, já que Bia Haddad é a 16ª no ranking mundial entre as mulheres. A tenista paulista ocupa o Top 20 há três temporadas.

Na próxima semana começa o Rio Open 500, o principal torneio realizado no Brasil e na América do Sul. Alguns dos principais nomes do mundo virão ao Brasil em busca do título. Entre eles está Alexander Zverev, atual vice-campeão do Australian Open, primeiro grand slam do calendário anual.