Jogadores brasileiros na Ucrânia pedem ajuda do governo brasileiro para saírem do país
Eles estão presos em um hotel e pedem ajuda do Governo do Brasil para que consigam sair do país
Brasileiros que atuam nos times de futebol Shakhtar e Dynamo Kiev, ambos da Ucrânia, publicaram vídeo em rede social onde pedem ajuda do governo brasileiro para saírem do país. A Ucrânia começou a ser atacada pelo Exército russo nas primeiras horas desta quinta-feira (24), tendo como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares.
Os jogadores e suas respectivas famílias saíram de suas casas e foram em direção a um hotel em Kiev e contam que se sentem abandonados, já que praticamente não recebem notícias e orientações sobre o que está acontecendo no país.
“A gente ‘ta’ aqui pedindo a ajuda de vocês […]. Não tem como a gente sair, a gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que possa nos ajudar. Espero que vocês possam nos ajudar a promover esse vídeo e alcançar o máximo de pessoas possível”, relatou Marlon Santos, jogador do Shakhtar.
Os brasileiros relatam que o “desespero é alto” e que contam com o apoio do Brasil nessa situação. O jogador Marlon Santos contou que eles estão recebendo apoio do clube mas, ainda assim, “o desespero é agonizante”, nas palavras do atleta.
Diante dos ataques, a Ucrânia enfrenta falta de combustível e fronteiras congestionadas devido ao grande número de pessoas tentando sair do país. Além disso, o espaço aéreo está fechado e no momento não é possível deixar o país em aviões ou jatinhos particulares.