Juíza Fernanda Chaves Carreira Machado recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa em Itabira

Fernanda Chaves teve vasto currículo em Itabira. A cerimônia contou com a presença de autoridades políticas e de Justiça

Juíza Fernanda Chaves Carreira Machado recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa em Itabira
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A Juíza de Direito, Dra. Fernanda Chaves Carreira Machado recebeu nesta sexta-feira (15) no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Itabira, a Medalha Desembargador Hélio Costa, homenagem destinada para pessoas que se destacam em suas áreas de atuação prestando serviços relevantes ao Poder Judiciário. Dra. Fernanda trabalhou em Itabira de janeiro de 2015 à novembro de 2022 e agora é juíza da 1ª Vara Criminal e do Tribunal do Júri da Comarca de Ribeirão das Neves.

Fernanda Chaves teve vasto currículo em Itabira, atuando como Juíza Titular da Comarca, Juíza Eleitoral, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) e presidente da Turma Recursal do Grupo Jurisdicional da cidade. Durante a cerimônia da entrega da medalha, a juíza recebeu uma série de homenagens de ex-companheiros de trabalho, amigos e familiares. 

Emocionada com as homenagens na cerimônia, Fernanda recitou o poema ‘‘Sou feita de retalhos’’, de Cris Pizzimenti e um trecho de ‘‘Memória’’ de Carlos Drummond de Andrade. Em forma de gratidão a quem somou à sua jornada, Fernanda agradeceu: ‘‘Fui apenas um espelho, um reflexo perfeito de todo cuidado, afeto e ternura a mim destinados. A vocês que hoje me homenageiam, peço que façam uma pequena ‘atividade’: contemplem o interior de vocês e perceberão que na realidade, eu quem sou a felizarda de poder ter conhecido e convivido com a imensidão de cada um’’.

Graduada pela Faculdade de Direito Milton Campos e pós graduada em Direito Civil pela PUC Minas, a juíza tem o Direito em sua raiz familiar. Fernanda é filha de Mário Lúcio Carreira Machado, que foi Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, falecido há exatos 8 anos. A juíza também é irmã do Procurador do Estado de Minas Gerais, Gustavo Chaves Carreira Machado e do juiz da 3ª Vara de Sucessões de Belo Horizonte, Renan Chaves Carreira Machado.

Além do seu trabalho em Itabira, Fernanda também possui uma vasta atuação na magistratura mineira, tendo atuado como Juíza de Direito substituta, Juíza Eleitoral e diretora do Foro em São João Evangelista. Ela também foi Juíza da 2ª vara cível da Infância e Juventude de Pirapora, além de ter feito diversas substituições nas cidades de Peçanha, Virginópolis, Sabinópolis, Guanhães, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Ferros e demais varas de Itabira e Pirapora, bem como juíza cooperadora em Mateus Leme. 

Juíza Fernanda Chaves Carreira Machado recebe a Medalha Desembargador Hélio Costa em Itabira

Participaram da homenagem a Juíza de Direito e Diretora do Foro da Comarca de Itabira,  Dra. Dayane Rey da Silva, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), a vereadora Rosilene Félix (MDB) – que esteve representando o presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha  Rodrigues (PTB).

Também compuseram a mesa do encontro a promotora Giuliana Talamoni Fonoff,  a Dr(a) Patrícia de Freitas Vieira, presidente  da 52ª Subseção da OAB/MG, o delegado da 3ª Delegacia Regional de Itabira, Dr. Diogo Luna e o Tenente Fabrício Machado Drumond – representando o  comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Cel,  Fábio Barcelos de Barros.