Júlio Contador questiona apresentação do orçamento 2023 no mesmo horário da reunião da Câmara de Itabira
Horário escolhido pela Prefeitura de Itabira para audiência pública do orçamento municipal impediu a participação dos vereadores itabiranos
Na tarde de terça-feira (20), às 16h, a Prefeitura de Itabira realizou audiência pública para apresentar a Lei Orçamentária Anual para 2023 — documento que traz a previsão de arrecadação para o próximo ano e como esses recursos serão empregados. Porém, o horário escolhido causou incômodo no vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), que não pode participar do encontro, já que estava na reunião ordinária da Câmara Municipal, que acontece sempre às terças-feiras, a partir das 14h, e muitas vezes duram todo o período da tarde. Dessa forma, o petebista considera que esse agendamento demonstra certo desprestígio do governo Marco Antônio Lage (PSB) com o Legislativo.
“Pelo que ouvi durante toda a sessão [plenária], os assuntos discutidos aqui demandam recursos e eu gostaria de registrar aqui uma certa indignação da minha parte sobre a questão do orçamento, que está tendo uma audiência pública marcada justamente no horário e data não compatíveis para [nós, vereadores] participarmos. Apesar de termos um tempo para mandarmos sugestões [emendas], mas achei uma falta de acreditar mais na Câmara ao marcarem uma audiência tão importante sobre a LOA [Lei Orçamentária Anual] em data e horário que não podíamos participar”, afirma Júlio Contador.
Diante desse cenário, o petebista — que já ocupou, em outras gestões municipais, o cargo de secretário de Planejamento, responsável pela elaboração do orçamento — incentivou os seus colegas a analisarem a fundo a LOA 2023. Ele também destaca que esse é o momento para que os vereadores possam apresentar emendas e oferecer as suas sugestões para a utilização do orçamento recorde, de mais de R$ 1 bilhão, que a Prefeitura de Itabira terá no próximo ano.
“Fica a sugestão para todos nós, especialmente a Comissão Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, para que se reúna e se discutida, olhe minuciosamente, cumprindo todo o calendário, pois a hora de propor emendas [para o orçamento] do ano que vem é agora. Não adianta falar que Itabira é uma cidade rica, uma cidade com muitos recursos, e não darmos a nossa opinião no orçamento. Então, hoje, não pudemos participar devido ao horário, mas temos essa oportunidade de estudar a LOA 2023 e propor nossas emendas, ações, projetos e programas que deverão constar no orçamento de 2023”, completa o vereador.