Júlio Contador substitui Sidney do Salão como 2º secretário da Câmara Municipal de Itabira
Sidney do Salão renunciou ao cargo na última semana — o que foi oficializado nesta terça-feira. Nome de Júlio Contador foi bem aceito pelos demais parlamentares
Passada uma semana desde que renunciou publicamente ao cargo de 2º secretário da Câmara Municipal de Itabira, o vereador Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” (PTB) não recuou em sua decisão e oficializou, nesta terça-feira (6), que não exerce mais nenhum cargo na mesa administrativa do Legislativo. Ele será substituído pelo seu correligionário Júlio César de Araújo “Contador” — cuja indicação foi acatada pelos demais parlamentares.
“Eu fiquei sabendo ontem à noite que eu poderia assumir esse cargo na mesa como segundo secretário. Eu espero cumprir atento e a contento, pensando em administrar bem e dar uma resposta considerável para a sociedade — que espera muito da Câmara. Então eu espero corresponder a confiança que tiveram em me convidar para ser o 2º secretário”, explica Júlio Contador.
Segundo informações de bastidores, o nome do petebista foi bem recebido pelo plenário da Casa. A nova formatação da mesa diretora levou em consideração o mesmo modelo de composição adotado desde que foi eleita em 2021, reunindo representantes das maiores bancadas partidárias no Legislativo itabirano: MDB, PTB, PSDB e PSB, que totalizam 13 parlamentares.
“Eu procuro trabalhar com bastante harmonia, diálogo, apoiando e contribuindo com o meu conhecimento, na medida do possível, com os demais vereadores. Então eu acho que essa harmonia que há, hoje, na Câmara, com diálogo aberto e franco entre os 17 vereadores, pensando que estamos representando uma cidade, faz com que o município só tenha a ganhar”, destaca Júlio Contador.
Comunicado de substituição
A renuncia de Sidney do Salão foi oficializada logo no início da reunião ordinária, com o presidente da Casa Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB) explicando a situação. “Antes de dar sequência à reunião, venho trazer a público que o requerimento de número 81/2022, de autoria do vereador Sidney Marques, pediu a sua destituição da mesa diretora. Esse requerimento foi acatado por esta mesa. De imediato, após parecer jurídico da nossa procuradoria, e como se passaram mais de 270 dias da constituição da mesa diretora, caberia a esta mesa fazer essa nomeação do seu substituto”, conta.
“Seguindo a premissa desde o início do nosso mandato de representatividade nós mantemos a mesma formatação: PSDB, PSB, MDB e PTB. Quero agradecer publicamente ao Júlio Contador, que aceitou o convite para assumir o cargo de 2º secretário. Agradecer também ao Sidney pela parceria ao longo desse período”, completa Weverton Vetão.
Dessa forma, a mesa diretora da Câmara passa a ter a seguinte composição: Weverton Vetão, presidente; Rosilene Félix Guimarães (MDB), vice-presidente; Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB), 1º secretário; e Júlio Contador, 2º secretário.
Entenda
Na terça-feira (30), em pronunciamento na tribuna do Legislativo, Sidney do Salão denunciou uma possível interferência do governo Marco Antônio Lage (PSB) na Câmara de Itabira, sobretudo na votação do empréstimo de R$ 99 milhões, quando o Executivo acionou a Justiça para alterar o quórum para aprovação da proposta.
Sidney também questionou a postura do presidente Weverton Vetão na condução do processo — principalmente por ter impedido as suas tentativas de obter mais tempo para analisar a documentação do empréstimo, entregue aos parlamentares momentos antes da votação. Essas situações acabaram levando o petebista a renunciar ao cargo de 2º secretário. Leia mais aqui!