Justiça determina redução de jornada de trabalho para pai cuidar de filha que tem epilepsia

O juiz ressaltou que deve ser assegurado à criança o direito prioritário de ter o pai por perto, uma vez que se trata de criança que necessita de cuidados especiais

Justiça determina redução de jornada de trabalho para pai cuidar de filha que tem epilepsia
Foto: Reprodução

O juiz da 1ª Vara de Fazenda Pública e Autarquias de Belo Horizonte, Michel Curi e Silva, determinou que um servidor público estadual tenha a carga horária de trabalho reduzida para 20 horas semanais para que ele possa cuidar da filha. A criança precisa de atenção especial pois sofre de epilepsia e faz uso constante de medicamentos para tratar crises convulsivas.

O pai, que atua na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, pediu a redução da jornada, mas teve o pedido negado pela administração sob o argumento de que o problema de saúde da menina não se enquadrava na lista de doenças que permitia o acesso a esse direito, sem que houvesse diminuição salarial.

O juiz Michel Curi ressaltou que deve ser assegurado à criança o direito prioritário de ter o pai por perto, reduzindo-se a jornada de trabalho dele, uma vez que se trata de criança que necessita de cuidados especiais.

O magistrado citou, por exemplo, o artigo 6° do Estatuto da Criança e do Adolescente que destaca que a lei deve ser interpretada, considerando sobretudo a condição peculiar de cada criança como pessoa em desenvolvimento. Na decisão, o juiz lembra que “é direito de toda criança receber proteção prioritária e socorro, à luz das normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo dever da família e do poder público assegurar, com base no Princípio da Prioridade Absoluta, a efetivação dos direitos referentes à vida e à saúde”.