Justiça Eleitoral deferiu candidatura de Duarte Júnior para prefeito de Ouro Preto
Juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas rejeita impugnação e confirma elegibilidade do candidato para as eleições de 2024
Em uma decisão crucial para as eleições de 2024, a candidatura de Duarte Júnior foi oficialmente deferida pela Justiça Eleitoral. A juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas, responsável pelo julgamento, rejeitou nesta segunda-feira, 16 de setembro, o pedido de impugnação apresentado pelo candidato a vereador Jorge Kassis, que questionava a elegibilidade de Duarte Júnior.
O pedido de impugnação levantava dois principais argumentos contra Duarte Júnior: a alegação de que ele seria um “prefeito itinerante” e a contestação de seu domicílio eleitoral. No entanto, a juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas considerou ambos os argumentos infundados e os descartou.
Em sua sentença, a magistrada afirmou que “as alegações não se sustentavam”, e declarou que o registro de Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior para concorrer ao cargo de prefeito de Ouro Preto/MG foi deferido. A decisão garante que Duarte Júnior poderá seguir com sua campanha “Ouro Preto Merece Mais” sem mais entraves judiciais relacionados à sua candidatura.
Duarte Júnior (REPUBLICANOS)
Foto: Agência Brasil
Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior é candidato à prefeitura de Ouro Preto pelo Republicanos. Sua chapa conta com o candidato a vice-prefeito Denilson Barbeiro, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Duarte Júnior foi vice-prefeito de Mariana ao lado de Celso Cota (MDB) em 2012. Após o afastamento de Cota, assumiu a prefeitura e enfrentou a crise do rompimento da barragem Fundão, da mineradora Vale. Em 2016, foi eleito prefeito de Mariana. Suplente de Euclydes Pettersen (Republicanos), chegou a atuar como deputado federal no início deste ano.
Um dos destaques de seu plano de governo é a criação de um comitê gestor de reparação e prevenção de catástrofe. Segundo o plano, o objetivo é controlar mais rigorosamente a atividade minerária.
Assim como Angelo Oswaldo, o candidato também apostou em uma composição ampla para a sua coligação, que inclui os partidos Republicanos, Partido Renovador Trabalhista Brasileira (PRTB), Partido Liberal (PL), partido Democracia Cristã (DC) e a Federação PSDB/CIDADANIA.
Para o TSE, o candidato Duarte Júnior declarou R$ 655.628,75 em propriedades. Eles incluem duas empresas, dois terrenos e uma caminhonete Hilux.