Justiça Eleitoral diploma prefeito, vice e vereadores eleitos de Itabirito

A cerimônia de diplomação foi realizada no Cine Teatro Liz Bastos, nesta quarta-feira (18)

Justiça Eleitoral diploma prefeito, vice e vereadores eleitos de Itabirito
Foto: Reprodução/Prefeitura de Itabirito

O prefeito e o vice-prefeito eleitos em Itabirito, Dr. Elio da Mata (Cidadania) e Raphael Rondow (PSB), foram diplomados pela Justiça Eleitoral nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro. A cerimônia realizada no Cine Teatro Liz Bastos também foi marcada pela diplomação dos vereadores eleitos. Estiveram presentes o juiz e o promotor da 133ª Zona Eleitoral de Itabirito, Antônio Francisco Gonçalves e Umberto de Almeida Bizzo, o prefeito, Orlando Caldeira, o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Martins, a presidente da 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Itabirito (OAB), Paula Maria Soares Campos, demais autoridades civis, militares e da Guarda Civil Municipal, além de membros da sociedade civil. Dr. Elio da Mata e Raphael Rondow receberam da Justiça Eleitoral os diplomas que comprovam a legalidade do processo eleitoral em Itabirito e que confirma que ambos estão aptos a tomar posse nos cargos. A solenidade marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município e simboliza a legitimação dos eleitos para o exercício dos mandatos.

Promovida pela Justiça Eleitoral, a diplomação marca o encerramento oficial do processo eleitoral no município. O ato formal legitima os eleitos para o exercício de seus mandatos, comprovando que foram escolhidos pela vontade popular e estão aptos a tomar posse.

Antes da entrega dos diplomas, as contas de campanha dos eleitos foram analisadas e aprovadas, garantindo que todo o processo eleitoral ocorreu de acordo com as normas.

O Juiz da 133ª Zona Eleitoral de Itabirito, Dr. Antônio Francisco Gonçalves, destacou que o pleito de 2024 teve o resultado mais rápido da história e expressou agradecimentos aos órgãos públicos que prestaram suporte à Justiça Eleitoral durante todo o processo.

Além do juiz Dr. Antônio, compuseram a mesa na solenidade a juíza da Comarca de Itabirito, Dra. Vânia da Conceição Borges; o atual prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania); os Promotores de Justiça atuantes na mesma comarca, Doutores Umberto de Almeida Bizzo e Vinícius Alcântara Galvão; o presidente da Câmara de Itabirito, vereador Pastor Anderson Martins do Sou Notícia (PL); a presidente da 62ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Paula Maria Soares Campos; o comandante da 250ª Cia PM do 52º Batalhão de Polícia Militar, 1º tenente Veríssimo; o investigador da Polícia Civil de Itabirito, Jorge Daniel; e o comandante da Guarda Civil Municipal de Itabirito, Samir Assis. Roque Junior, chefe do Cartório Eleitoral de Itabirito, também marcou presença para a entrega dos diplomas.

“O Ministério Público tem uma excelente relação com a OAB, com o Poder Judiciário, com a Câmara de Itabirito e com a Prefeitura. Desejo que os eleitos tenham um profícuo mandato pela frente no Legislativo e no Executivo”, afirmou o promotor Dr. Umberto.

Confira a relação dos 15 vereadores eleitos para a próxima Legislatura:

– Márcio Oliveira Juninho (Cidadania) – 1.416 votos
– Léo do Social (PSDB) – 1.331 votos
– Renê Butekus (PSD) – 1.070 votos
– Dr. Edson (Republicanos) – 1.068 votos
– Danilo Grilo (Cidadania) – 966 votos
– Pastor Anderson do Sou Notícia (PL) – 895 votos
– Rose da Saúde (PSB) – 799 votos
– Lucas do Zé Maria (MDB) – 799 votos
– Manoel da Autoescola (PT) – 791 votos
– Fabinho Fonseca (PSD) – 744 votos
– Daniel Sudano (Cidadania) – 692 votos
– Max Fortes (PSD) – 588 votos
– Ezio Pimenta (Solidariedade) – 587 votos
– Fernando da Sheila (Mobilização Nacional) – 528 votos
– Danilo Donato (PL) – 522 votos