Laércio Ribeiro é eleito prefeito de Monlevade com 36,11% dos votos
É a segunda vez que o médico irá governar o município
A cidade de João Monlevade terá novamente Laércio Ribeiro (PT) comandando a Prefeitura. Ele esteve dirigindo o município durante 1997 e 2000. Após uma votação apertada, o médico foi eleito com 1.248 votos de diferença.
O prefeito eleito nasceu em 11/08/1951 (69 anos), é natural da cidade de Dores do Indaiá. A formação dele no curso medicina foi pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Laércio é casado com a médica Rosângela Ribeiro, com quem tem duas filhas.
Além de comandar a Prefeitura em uma oportunidade, ele já foi Secretário de Saúde em Monlevade, entre 1989 e 1992, no governo de Leonardo Diniz. Antes de candidatar-se para aas eleições, o médico trabalhava no Hospital Margarida, Climec e Medcenter.
Laércio Ribeiro foi eleito com 14.434 votos, que corresponde a 36,11% dos votos válidos, contra 13.186 (32,99%) votos de Railton Franklin (PDT). Simone Moreira (PTB), ex-prefeita, ficou em terceiro lugar, com 6.344 votos (15,87%).
O vice-prefeito será Fabrício Lopes (Avante) entre 2017 e 2020. Ele conseguiu a reeleição, já que também foi vice no governo de Simone Moreira.
Não foi desta vez
O também médico, Railton Franklin (PDT) tentou pela terceira vez como majoritário assumir o Executivo de Monlevade. No entanto, não vai ser dessa vez. Em outras três oportunidades, Railton tentou entrar para a Prefeitura como vice-prefeito, também sem êxito. Em setembro, o candidato disse à DeFato que “sente ter uma dívida com a cidade de João Monlevade por tudo que ela já me beneficiou”, e por isso estava buscando ser prefeito da cidade.
Despedindo do comando
Simone Moreira (PTB) tentou a reeleição, mas ficou em terceiro lugar na disputa pelo cargo mais alto do Executivo Municipal. Pela manhã de ontem (15), a candidata votou sem dar nenhum parecer à imprensa.
Correu por fora
O contabilista Delci Couto (PSB) pela primeira vez tentou ser prefeito do município. Desde o início da candidatura, Delci demonstrava entusiasmo e tinha o pensamento “se tiver nos planos de Deus, ganharei. Caso contrário, sigo firme!”.
Debutante
Também de forma inédita, Luiz Carlos (Patriota), tentou surpreender a todos e desbancar os favoritos à Prefeitura. No entanto, ficará para uma próxima oportunidade.