Lançamento do Parlamento Jovem reforça a participação dos jovens na política itabirana

O evento também tematizou sobre a importância da cultura no desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania

Lançamento do Parlamento Jovem reforça a participação dos jovens na política itabirana
Foto: Divulgação

A Câmara Municipal de Itabira promoveu ontem (26), o evento de lançamento do Parlamento Jovem de Minas Gerais, iniciativa voltada para engajar os jovens no processo político e fomentar o protagonismo juvenil no cenário legislativo. 

Lucas Lares, advogado, professor e monitor do Parlamento Jovem, reforçou o caráter educacional da iniciativa. “O Parlamento Jovem é uma excelente oportunidade para que os jovens possam entender como funcionam os processos legislativos e como suas vozes podem influenciar as decisões políticas”, afirmou.

Na cerimônia também foi realizada uma palestra sobre cultura, abordando temas históricos, musicais e artísticos, conduzida por Adolpho Marques, professor de História, músico e artista, que compartilhou com os participantes uma reflexão sobre a importância da cultura no desenvolvimento da consciência crítica e da cidadania.

O vereador Carlos Henrique de Oliveira (PDT), presidente da Escola do Legislativo, destacou o papel fundamental da educação política na formação cidadã dos jovens. “A Escola do Legislativo tem como objetivo formar cidadãos conscientes e críticos, e o Parlamento Jovem é uma excelente ferramenta para isso. É uma oportunidade de aproximar os jovens do processo legislativo e prepará-los para os desafios do futuro”, disse. 

O lançamento do Parlamento Jovem também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itabira, Carlos Henrique Silva Filho “Carlin Sacolão Filho” (Solidariedade) e dos vereadores Dulce Citi (PDT), Bernardo Rosa (PDT), Marcos Antônio Ferreira da Silva “Marquinhos da Saúde” (Solidariedade) e Cidinei Camilo Rabelo “Didi do Caldo de Cana”, além de diversas autoridades e representantes de instituições educacionais.

Carlin Sacolão enfatizou a importância da participação dos jovens na política. “É fundamental que incentivemos a participação ativa dos nossos jovens. O Parlamento Jovem representa uma oportunidade para que eles possam entender o funcionamento da política e como ela impacta suas vidas. Estamos aqui para proporcionar uma experiência enriquecedora e preparar as futuras gerações para a liderança do nosso município e do nosso estado”, afirmou.

O diretor da Escola Antônio Linhares Guerra, Fabrício Batis, também participou do evento e ressaltou a importância de iniciativas como essa para a formação dos estudantes. “O Parlamento Jovem é uma oportunidade de aproximar os jovens da política de maneira prática, permitindo que eles compreendam de forma direta o impacto das decisões políticas no seu cotidiano”, afirmou Fabrício Batis.