Leilão da BR-381 será adiado por falta de interessados

Leilão aconteceria nesta sexta-feira (24) para privatizar o vetor norte da BR-381, localizado entre Belo Horizonte e Governador Valadares

Leilão da BR-381 será adiado por falta de interessados
Leilão da BR-381 aconteceria nesta sexta-feira (24). Foto: Arteris Fernão Dias/X

Uma nota publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta terça-feira (21) anunciou que o leilão da rodovia BR-381 será adiado. Nenhuma empresa apresentou proposta.

Segundo a nota, esta não é a primeira vez que o leilão da chamada “Rodovia da Morte” fica deserto:

O Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) informam que o projeto de concessão da BR-381/MG, cujo leilão estava previsto para esta sexta-feira, não obteve propostas. O prazo para a entrega dos envelopes pelos proponentes terminou ao meio-dia desta terça-feira (21). O governo federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381, que, em virtude dos acidentes ocorridos nas últimas décadas, ficou conhecida como “Rodovia da Morte”. Essa é a terceira tentativa de leiloar o trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. As anteriores ocorreram em 2021 e 2022. Vamos retomar o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) afim de criar as condições necessárias para viabilizar o investimento privado. O Ministério dos Transportes trabalha para reposicionar o projeto e levá-lo a leilão no primeiro semestre de 2024.

O evento aconteceria nesta sexta-feira (24) para privatizar o vetor norte da BR-381, localizado entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A previsão de duração seria de 30 anos.

A ideia do diretor da ANTT Guilherme Sampaio previa 134 km de duplicação, com 43 km de faixas adicionais e outros 94 km em pista simples. O projeto também contemplaria 152 km de correção de traçado, 36 travessias de pedestres, 190 pontos de ônibus, paradas de descanso e uma área de escape de veículos.

Com um alto número de acidentes, esta é uma das rodovias mais perigosas de Minas Gerais, tendo sido apelidada de “Rodovia da Morte”. São 303 km, que cortam 21 municípios. O valor dos investimentos está previsto para R$ 10 bilhões.