Leonardo Sette e Cássio Hermes debatem o bem-estar mental do trabalhador na Conferência Municipal de Saúde
O evento, que acontece nesta semana, tem como tema “Saúde do Trabalhador como Direito Humano: Integrando Políticas Assistenciais e de Vigilância no SUS”

Na última segunda-feira (24), em Itabira, aconteceu a abertura oficial da 13ª Conferência Municipal de Saúde. Na ocasião, o advogado Leonardo Sette Abrantes Fioravante e o psiquiatra Cássio Hermes de Andrade ministraram duas palestras magnas, com destaque para o tema “Saúde Mental do Trabalhador”.
“Cássio e eu ministramos duas palestras magnas de abertura do evento. Abordei sobre os aspectos jurídicos relevantes envolvendo a saúde do trabalhador e da trabalhadora enquanto ele sobre a parte médica desses profissionais”, contou o advogado Leonardo Sette.
Em sua participação, Dr. Leonardo Sette falou sobre as medidas que as empresas e órgãos públicos precisam tomar para proteger os seus colaboradores de problemas mentais que possam ser ocasionados pela sobrecarga de trabalho ou devido a ambientes considerados nocivos. “A exemplo da recente atualização da norma regulamentadora NR-1, que incluiu a obrigatoriedade de gerenciamento dos riscos psicossociais no trabalho”, afirmou o advogado.
“Essa atualização legislativa exige que entes da administração pública e as empresas adotem medidas eficazes para gerenciar riscos psicossociais e proteger os colaboradores de problemas mentais gerados por sobrecarga de trabalho ou ambientes nocivos. Além disso, também precisam implementar avaliações regulares e criar estratégias para prevenir assédio e violência”, completou.
O evento
Com o tema “Saúde do Trabalhador como Direito Humano: Integrando Políticas Assistenciais e de Vigilância no SUS”, a 13ª Conferência Municipal de Saúde vem sendo realizada no auditório da Funcesi e conta com a participação de pessoas da comunidade; profissionais da área; da presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Cristina Garcia; e da secretária de Saúde, Fabiana Machado.
Na solenidade de abertura da conferência, o vice-prefeito, Marco Antônio Gomes (PRD), que também é médico, representou o prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Em seu discurso, destacou o tema como essencial para o momento em que vivemos. “Falar da saúde do trabalhador é falar das diretrizes específicas para você que trabalha, nós queremos abordar não só a questão da doença física, mas também da doença psicossocial, que foi a doença que mais aumentou após a covid. Doenças como angústia, depressão, ansiedade, tudo isso será discutido nessa 13ª Conferência”, afirmou.
O evento é uma oportunidade de avaliar as condições atuais e ainda propor avanços em áreas como a prevenção de doenças ocupacionais, fiscalização das normas de segurança e o acesso a serviços de saúde especializados para os trabalhadores. Durante a conferência, que se encerrou nesta quarta-feira, foram discutidos quatro eixos: “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano”; “Desafios e Estratégias para Atendimento da Atenção Especializada (PMAE e Saúde Digital)”; “Fortalecimento do Controle Social” e “Vigilância em Saúde em Resposta às Emergências Sanitárias”.
Também foram eleitos os conselheiros e suplentes para o Conselho Municipal de Saúde, para o biênio 2025/2026. A votação foi realizada pelos delegados, eleitos nas pré-conferências realizadas anteriormente. Foram eleitos Vanessa Cristina Maimone, Patrícia Antonieta Matos, Jânia Ambrosia Teixeira, Thiago Rafael Tozzi Maia e Reilson Antônio Cardoso.