Libertas Butiquim comemora 5 anos com grande festa
Para a festa deste ano, o Libertas convocou a banda Laranja Mecânica – que faz parte do Circuito do Rock de BH -, o grupo itabirano Los Hervês e o DJ Vini Brown
O Libertas Butiquim celebrou no último sábado, 29 de abril, os seus cinco anos de fundação. O evento de comemoração – realizado na Fazenda Itagracel – reuniu mais de 500 pessoas e contou com grandes atrações musicais, espaço kids, comida e bebida de primeira qualidade. Conheça a história do estabelecimento e veja a galeria de fotos.
O espaço foi inaugurado em uma segunda-feira, 30 de abril. “Foi a única segunda-feira em que a gente abriu”, brinca Ricardo Guerra Martins Torres, que é um dos sócios proprietários do Libertas. Junto de Ricardo, completam a sociedade a sua esposa, Janaína Andrade, e o seu cunhado, Gabriel Andrade.
Ricardo trabalhou muitos anos no meio político e viu junto do seu cunhado – que era dono de uma distribuidora de bebidas -, a possibilidade de partir para um novo rumo profissional. A partir daí, expandiram a distribuidora para um bar e fundaram o Libertas.
Liberte-se
Ricardo lembra que a escolha do nome, Libertas, foi uma decisão ligada à sua história pessoal. E a inspiração, como não poderia deixar de ser, veio do conterrâneo famoso, Carlos Drummond de Andrade. Para o empresário, ter Itabira e o poeta maior como uma referência no bar era importante, mas ele buscava uma forma que não fosse nem óbvia e nem caricata.
“Ele traduziu cinco músicas dos Beatles, em 1969, para a extinta revista Realidade. E uma delas é a ‘Blackbird’, o pássaro negro que, na tradução poética de Drummond, se tornou o melro. Ele virou o símbolo do nosso bar. E no texto da tradução Drummond diz o seguinte: ‘a vida toda esperaste a hora e a vez de teu voo. A vida toda esperaste a hora e a vez de ser livre’. Nada encaixou tão bem na nossa ideia”.
O administrador ainda complementa que esse desejo por liberdade também era o que ele sentia na época. “O melro é o pássaro que busca sair da gaiola e foi isso que aconteceu na minha vida”. Para ele, os clientes embarcaram na magia criada pela história de escolha do nome Libertas e abraçaram a ideia.
Ver essa foto no Instagram
Força para superar as adversidades
Em dezembro de 2019, pouco tempo antes do início da pandemia, o Libertas havia acabado de inaugurar o seu espaço kids, visando a expansão da marca para abranger o público familiar. No entanto, as fases restritivas da pandemia, que prejudicaram todo o setor de bares e restaurantes, também afetaram o estabelecimento. Mesmo com o duro período e 8 meses de portas fechadas, o Libertas seguiu firme, sem demitir nenhum de seus funcionários.
Para a festa deste ano, o Libertas convocou a banda Laranja Mecânica, que faz parte do Circuito do Rock de BH,do grupo itabirano Los Hervês e o DJ Vini Brown. Além disso, o evento contou com amplo espaço kids e suporte de monitores, que garantiram a diversão dos pequenos e a tranquilidade dos pais e mães.
Durante o evento, os sócios proprietários do Libertas prestaram homenagem para o empresário santamariense Helton Pedro Procópio Martins da Costa, fundador do clássico ‘Bar do Helton’
‘‘Estamos muito satisfeitos, foi uma festa muito aconchegante e familiar. As pessoas deram um feedback muito bacana sobre as atrações, que cativaram muito o público presente. As crianças foram muito bem atendidas no espaço kids, então os pais também ficaram muito satisfeitos’’, completou Ricardo Guerra.
Confira a galeria de fotos do evento: