LIRAa aponta alto risco de surto de dengue em Conceição do Mato Dentro
Conforme o levantamento, os locais predominantes, onde foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti, foram os pontos de armazenamento de água, tais como caixa d’água e tambores
A Secretaria Municipal de Saúde de Conceição do Mato Dentro acaba de divulgar o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa). A fiscalização foi realizada este ano, no mês de outubro, entre os dias 14 a 18. De acordo com os dados levantados, o índice do município é de 4,1%. Esse resultado significa que a cidade está com alto risco de surto de dengue, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.
Conforme o levantamento, os locais predominantes, onde foram encontrados focos do mosquito Aedes Aegypti, foram os pontos de armazenamento de água, tais como caixa d’água e tambores. Entretanto, também foram encontrados vestígios do transmissor da dengue alojados em depósitos móveis como vasos, bebedouros e em lixo (recipientes plásticos).
De acordo com o coordenador do setor de zoonoses de Conceição, Marco Paulo Sanches, os focos da dengue no município foram praticamente eliminados das residências. “Telamos todos os recipientes, orientamos a população e continuamos trabalhando para eliminar qualquer foco do Aedes aegypti, mas é importante que cada cidadão faça a sua parte”, alertou Marco Paulo.
Para orientar os conceicionenses, a Prefeitura publicou em sua rede social oficial ações que auxiliam no combate à doença e aos focos do mosquito:
– Mantenha as caixas e outros reservatórios de água sempre limpos e vedados;
– Mesmo que o vaso sanitário esteja em desuso, faça a higiene da parte interna e vede corretamente os ralos;
– Fique com a casa limpa e sem água parada (em pratinhos de plantas, garrafas pet ou qualquer objeto que acumule água) para evitar os possíveis criadouros;
– Deixe as calhas livres de entupimentos para evitar represamento de água;
– Limpe os bebedouros de animais domésticos;
– Mantenha o quintal sempre limpo para evitar objetos que acumulem água.