Lula diz na Bahia que no passado tomava água que passarinho não bebe
Espirituoso, Lula afirmou que “quando mais novo, tomava uma coisa que passarinho não bebe e minha garganta ficava boa
Em sua passagem pela Bahia, no último dia 2 de julho, em data de comemoração dos 200 anos da Independência do estado, Lula disse, em discurso, perante jornalistas e publico local, que “na frente das pessoas e da imprensa, bebe apenas água”. Em seguida, espirituoso, afirmou que “quando mais novo, tomava uma coisa que passarinho não bebe e minha garganta ficava boa. Me ensinaram a beber água e minha tosse não para. Lamentavelmente, sou um cara que só bebe água, pelo menos na frente de vocês”.
No domingo (2), Lula escorregou quando saía para o cortejo de 2 de julho, na capital baiana. O fato ocorreu quando, após cumprimentar apoiadores e populares, se encaminhava para os festejos do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Trajando uma camisa branca, Lula tropeça nos degraus de uma pequena escada e se desiquilibra, mas é prontamente amparado por um oficial da segurança pública da Bahia e também apoiadores próximos a ele.
Embora tenha perdido o equilíbrio, o presidente não chegou a ir ao chão. Diferente dos demais estados da federação, que celebram a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro, na Bahia, o evento cívico é comemorado no dia 2 de julho.
A data é comemorativa da vitória dos brasileiros sobre os soldados portugueses que, depois do “Grito do Ipiranga”, insistiam em permanecer em território brasileiro.