Luto: aos 78 anos, morre Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial
Ex-zagueiro fez história no futebol alemão, onde foi campeão mundial tanto como atleta quanto como treinador
Poucos dias após se despedir de Zagallo, o futebol dá adeus a mais uma lenda. Aos 78 anos, morreu nesta segunda-feira (8) Franz Beckenbauer, figura histórica, sobretudo, do futebol alemão. Em comunicado divulgado à imprensa local, familiares do ex-zagueiro afirmam que ele faleceu enquanto dormia, mas não divulgaram a causa da morte.
“É com profunda tristeza que anunciamos que meu marido e nosso pai, Franz Beckenbauer, faleceu pacificamente enquanto dormia ontem, domingo, cercado por sua família. Pedimos que possamos lamentar em silêncio e nos abster de qualquer pergunta”, diz a nota.
Campeão mundial com a Alemanha em 1974, Beckenbauer tem sua trajetória muito ligada ao Bayern de Munique, onde foi presidente por 15 anos. Ao lado de Zagallo (falecido há dois dias) e Didier Deschamps, é o único a ser campeão do mundo tanto como jogador quanto treinador. Ele estava à frente da seleção alemã campeã mundial em 1990.
Em relação às premiações individuais, levou duas vezes o Ballon d’Or (1972 e 1976), foi considerado o futebolista alemão do ano em quatro oportunidades (1966, 1968, 1974 e 1976), bem como o terceiro melhor futebolista do século XX, segundo a International Federation of Football History & Statistics (IFFHS). Por fim, também foi bola de prata da Copa do Mundo (1974) e bola de ouro da mesma competição (1966).