Luto no mundo do futebol: morre Juan Izquierdo, jogador do Nacional do Uruguai

Jogador deixa a mulher, uma filha de dois anos e um menino de apenas nove dias

Luto no mundo do futebol: morre Juan Izquierdo, jogador do Nacional do Uruguai
Foto: Reprodução/Instagram/Club Nacional De Football

Internado desde último dia (22) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, morreu, na noite desta terça-feira (27), o jogador do Nacional do Uruguai, Juan Izquierdo, aos 27 anos.

Izquierdo passou mal e desmaiou quase ao final da partida contra o São Paulo, pela Libertadores, sendo imediatamente removido ao hospital, onde foi prontamente levado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo boletim médico, o jogador teve morte encefálica em função de uma arritmia cardíaca. As informações foram publicadas pelo site Ovación e pelo G1.

Desde sua internação, o jogador teve sua situação considerada como grave e, na tarde da segunda-feira (27), o Albert Einstein emitiu nota falando sobre o estado crítico do paciente e que as próximas 48 horas seriam cruciais para ele.

Na noite desta terça-feira, novamente o hospital emitiu nota comunicando o falecimento do jogador.

“O Hospital Israelita Albert Einstein lamenta comunicar o falecimento do senhor Juan Manuel Izquierdo, ocorrido na terça-feira, 27 de agosto de 2024, às 21h38, por morte encefálica após parada cardiorrespiratória associada a arritmia cardíaca”.

A morte do zagueiro uruguaio causou comoção no mundo esportivo e, em nota, o Nacional lamentou a perda do atleta, descrevendo o momento como um período de luto profundo para o clube e os seus torcedores.

Também o São Paulo Futebol Clube, adversário do Nacional na competição, prestou homenagem, destacando os dias de intensa oração pela recuperação do jogador.

Izquierdo iniciou sua carreira no futebol profissional no Cerro, clube tradicional do Uruguai e rapidamente despertou a atenção de grandes clubes, o que o levou a defender o Peñarol, Wanderes, Liverpool, Atlético San Luis do México e por fim, o Nacional.

Em sua trajetória no futebol conquistou importantes títulos, como o Apertura 2019, com o Peñarol e o Clausura 2022, além do Campeonato Uruguaio de 2023 e a Supercopa Uruguaia e outras competições no seu país.

O secretário nacional de Esportes do Uruguai, Sebastian Bauzá, em entrevista à rádio Carve Deportiva, disse que Izquierdo tinha apresentado uma pequena arritmia cardíaca aos 17 anos, em exames realizados quando jogador do Cerro.

As declarações de Bauzá foram duramente criticadas por Alejando Balbi, presidente do Nacional e disse que as declarações foram infelizes e que “afetaram toda a família”.

Izquierdo deixa a esposa Selena, uma filha de dois anos e um recém-nascido de alguns dias.

* Fonte: CNN e Exame