Mais 34 estudantes de Medicina desembarcam em Itabira a partir de segunda-feira
Universitários da capital irão para a linha de frente contra a Covid-19 no município
O governo Marco Antônio Lage (PSB) anunciou hoje (31) que outros 34 estudantes de Medicina chegarão a Itabira a partir de segunda-feira (5). Eles vão atuar com equipes do Programa Saúde da Família (PSF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Pronto-Socorro Municipal.
Os alunos cursam o último ano na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte. A primeira turma, com 11 estudantes, chega na segunda-feira. Outros 11 desembarcam na terça e, na quarta, mais 12.
Dos 34 universitários, 25 vão para as unidades de PSF, três para o Pronto-Socorro, três para o Samu e três para a central de monitoramento Covid, instalada na Mata do Intelecto (prédio antes ocupado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente). Segundo o governo municipal, eles serão supervisionados pelo médico presente em cada unidade e por orientação de professores da instituição onde estudam.
Antes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) os submeterá a treinamento, com orientações de como funciona a rede pública de atendimento. Os futuros médicos devem permanecer na cidade por três meses e terão carga horária de 60 horas.
Como anunciado pelo prefeito Marco Lage nas últimas semanas, o reforço das equipes locais com estudantes de Medicina foi resolvido após acordo entre a Prefeitura de Itabira e a Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma), mantenedora da instituição belo-horizontina. O Poder Executivo disse que arcará com a hospedagem, o transporte e a alimentação dos jovens.
É desafio às unidades hospitalares a contratação de técnicos em saúde, por indisponibilidade no mercado e pelos muitos trabalhadores afastados pela exaustão do trabalho e por contraírem o vírus.
Ipoema e Carmo
Na segunda-feira (29), quatro alunos do último período de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chegaram à cidade para atuar nos PSFs dos distritos de Ipoema e Senhora do Carmo – dois em cada distrito. Para todos eles, o trabalho feito em Itabira conta como carga horária de estágio curricular.