Mais de 50 anos: moradores do bairro Sion reclamam de nova paralisação das obras

Moradores utilizaram “nariz de palhaço” como forma de manifestação na Câmara

Mais de 50 anos: moradores do bairro Sion reclamam de nova paralisação das obras
Foto: Luciano Vidal/DeFato

Parece inacreditável, mas não é. É a realidade do bairro Sion, em João Monlevade, que há mais de 50 anos espera que as obras no bairro sejam finalizadas. Em uma manifestação pacífica na reunião ordinária da Câmara Municipal dessa quarta-feira (17), os moradores levaram cartazes com frases de indignação e narizes de palhaço.

Há quase um ano atrás, a DeFato fez uma matéria mostrando a realidade do bairro Sion e que, na ocasião, também tiveram manifestações dos moradores na Câmara e Prefeitura. Naquela ocasião, o Executivo monlevadense recebeu moradores do bairro e prometeu melhorias.

Essas obras foram realizadas

Cobranças

A comunidade do bairro Sion apresentou reclamações em relação às obras de infraestrutura da localidade. A maior parte das queixas está relacionada à paralisação dos serviços, demora no calçamento das ruas e a preocupação com o período chuvoso. As chuvas, conforme os moradores, podem prejudicar os serviços já realizados no bairro e ainda provocar transtornos à comunidade, como a formação de lama, por exemplo.

O representante da comissão de moradores do bairro Sion, Luciano Pastorini, conversou com a nossa equipe e nos mostrou indignação com a realidade.

“As obras estão paradas há cerca de um mês. Hoje viemos até com narizes de palhaço, porque é isso que estamos sentindo na pele. É muita demora e serviço mal feito ou inconcluído. A gente achou que iria dar certo, enfim, quando as obras retomaram, mas eu diria que somente 50% ainda está pronto. Mas o pior é parar as obras, isso é que nos deixa com o sentimento de estar sendo enganado”, diz Pastorini.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por DeFato Online (@defatoonline)

Prefeitura

A nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de João Monlevade para saber mais sobre o assunto. Confira na íntegra a entrevista.

DeFato: Qual o motivo dessa paralisação? Tem previsão de retorno?

A obra segue dentro do previsto. Foi feito aditivo ao contrato para construção de rede de água e esgoto. No entanto, em algumas ruas é preciso a realização desses serviços antes de dar continuidade ao calçamento. Assim que for finalizada a parte burocrática, serão executados os serviços de rede de água e esgoto e, em sequência, o calçamento. A Prefeitura de João Monlevade informa que, todos os detalhes desta fase da obra, serão repassados a uma comissão de moradores do bairro Sion, em reunião a ser realizada hoje (19), às 9h.

DeFato: Em qual estágio estão as obras no bairro? Tem previsão para a conclusão total?

Já se encontram pavimentadas a Av. Camburi e as ruas Colina, Cometa, Gigliane Tâmara, Colombo. As obras seguem nas ruas Iriri, Sebastião Simão de Almeida, Guarujá e Avenida “E”.  Assim, estão concluídos cerca de 60% da obra prevista.

DeFato: O período chuvoso se aproxima e os moradores temem o caos no bairro devido algumas ruas estarem sem asfalto. O que o Executivo faz ou pensa em fazer para evitar esse cenário?

O Executivo está tomando todas as medidas necessárias para evitar complicações decorrentes das chuvas.

A DeFato segue acompanhando o caso e em breve mais matérias serão apuradas e divulgadas.