Mais de um milhão de pessoas têm o Bolsa Família bloqueados
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a medida não é uma punição, mas visa resolver distorções
O Governo Federal suspendeu o pagamento do Bolsa Família a pelo menos 1,2 milhão de pessoas, que terão 60 dias para comprovação de preenchimento dos requisitos que permitam voltar a receber o benefício. Para tanto, os atingidos pela medida terão que fazer inscrições individuais. O recadastramento pode ser feito também pelo aplicativo Cadastro Único.
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou que a medida não é uma punição, mas visa resolver distorções. As mensagens de bloqueio estão sendo encaminhadas por SMS e pelo aplicativo do Cadastro Único.
Cruzamento de dados feito pelo governo constatou que muitos desses beneficiários não moram sozinhos, conforme afirmaram. O pagamento a quem realmente mora sozinho continua sendo pago regularmente.
A pessoa que conseguir comprovar residência individual terá o pagamento regularizado, inclusive com a reposição retroativa dos valores bloqueados.
O governo prevê ainda a suspensão do pagamento a mais de 125 mil cadastrados que não cumpriram os requisitos necessários ou não sacam o benefício há seis meses.