Mais uma conquista da campeã do Enem: única estudante de escola pública a tirar mil na redação passa em medicina na UFMG

As aulas começam em março, e ela será uma das 160 alunas que passarão os próximos 6 anos se dedicando à profissão dos seus sonhos

Mais uma conquista da campeã do Enem: única estudante de escola pública a tirar mil na redação passa em medicina na UFMG
Foto: Reprodução/TV Integração

Nascida em Brockton, no estado de Massachussets (EUA), a estudante Samille Malta (19), se mudou com os pais, brasileiros, para Virginópolis, região do Vale do Rio Doce, aos 7 anos de idade.

Samille foi a única aluna da rede pública a receber nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, e aprovada no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A jovem concluiu o terceiro ano do ensino médio em 2024, cursando o Enem no fim do ano no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agora se prepara sua mudança para Belo Horizonte.

As aulas na UFMF começam em março, e ela será uma das 160 alunas que passarão os próximos 6 anos se dedicando à profissão dos seus sonhos.

“Sempre foi meu sonho, então nem consigo explicar a sensação. Hoje vejo que valeu a pena todo o meu esforço”.

À reportagem do G1, a mãe da jovem acadêmica falou do orgulho da filha.

“Eu e minha família estamos muito felizes e realizados com esta conquista dela. Acompanhamos de perto todo o esforço, dedicação, renúncias. Ela é muito esforçada e focada no que quer. Sempre sonhou com a medicina, desde pequena. Essa aprovação é recompensa de todo empenho dela”.

Samille explicou à reportagem sobre seu desempenho na redação do Enem.

“Apesar da nota mil, a redação não era a matéria que eu tinha mais afinidade. Tinha muito mais facilidade em matemática e química. Estudei bastante durante todo o ensino médio, mas, no terceiro ano, foquei mais no Enem. Acordava cedo e estudava todos os dias. Fazia uma redação por semana, o que deu aproximadamente 40 no ano passado”.

Em 2023, Samille conquistou duas medalhas de prata e bronze durante a Olimpíada Mineira de Química, além de ter sido destaque em outras premiações acadêmicas.

Sua professora no curso preparatório de redação em Viçosa, Giovana Berbert disse que Samille era uma aluna extremamente dedicada.

“Ela era humilde, recebia críticas de bom grado, querendo saber quais pontos podiam ser melhorados”.

* Fonte: G1