Mapeamento Digital melhora a eficiência nos negócios e na ciência
Seu uso tem aumentado bastante com a introdução de dispositivos móveis.
Definição e História do Mapeamento Digital
A realidade moderna é difícil de imaginar sem o uso de mapas de viagem no seu smartphone ou no seu carro. Tudo começou com o desenvolvimento rápido da tecnologia informática nos anos 60. Os primeiros métodos de produção gráfica produziram imagens brutas. Já em 1980, o software de mapeamento computadorizado começou a incorporar uma forma interativa, às vezes animada. E finalmente, nesta nova época, veio o conceito de mapeamento digital. É uma tecnologia informática que lida com a criação, armazenamento e processamento de mapas.
Todas essas atividades com mapas são necessárias para exibi-las visualmente num meio eletrônico. O mapeamento digital consiste em mapas estáticos e dinâmicos. Os mapas dinâmicos são ainda subdivididos em mapas animados e interativos. Estes mapas são amplamente utilizados na agricultura pelos fazendeiros. Solução geoespacial são particularmente procurados pelos profissionais desta área.
O uso de mapas digitais tem aumentado radicalmente com a introdução de dispositivos móveis. O aparecimento de produtos novos amplia o uso da tecnologia de mapeamento digital. As informações cartográficas mais básicas são necessárias para todos, dia-a-dia. Procuramos informações relacionadas a estradas, edifícios ou precisamos de imagens de ruas. As empresas internacionais ou gigantes do setor automobilístico não estão atendendo às suas necessidades, elas continuam a investir no desenvolvimento do mapeamento digital. As empresas em fase de arranque (start-ups) que fazem o desenvolvimento da inteligência artificial estão sendo ativamente apoiadas, com vistas a sua aplicação posterior no mapeamento.
Por que os Mapas Digitais são importantes
Aqui estão algumas razões pelas quais os mapas dominam o mundo moderno. E também, por que não esperamos que este valor mude nos próximos 10-20 anos.
As expectativas do público estão aumentando
O mapeamento experimentou uma revolução em 2005, quando novo de Google um mapa interativo novo de estradas e rotas. O sistema próprio de navegação passou por mudanças significativas. Onde antes tínhamos que digitar nossa localização no navegador, agora os dados são puxados automaticamente.
E, claro, as expectativas crescem junto com estas características novas . Quando vemos informações em tempo real, começamos a esperar e queremos ver ainda mais. Empresas grandes, negócio ou empreendedores estão se voltando para os mapas. Não queremos esperar mais, para calcular uma rota. Queremos ver em tempo real, quanto tempo levará para passarmos do ponto A para o ponto B. Como é o destino, o que está lá, naquele local. A capacidade dos mapas modernos é projetada para atender a todas essas necessidades.
Ajuda instantânea
Outra razão pela qual os mapas digitais são tão populares. É devido a uma característica da psicologia humana. Quando nos encontramos num lugar desconhecido, queremos ser capazes de navegar por lá.
A gratificação instantânea se tornou uma importante verdade de nosso modo de vida.
Não precisamos mais pedir orientações num lugar desconhecido. Chega de esperar até chegar a um novo lugar para ver como é. Em vez disso, você tem uma ajuda rápida e instantânea. E tal ajuda provou ser muito confiável e não requer nenhuma ajuda externa.
A experiência está se tornando cada vez mais virtual
O usuário de internet de hoje está procurando uma experiência virtual para compartilhar com outros. Quase 80% dos americanos já estão familiarizados com a realidade virtual e esperam que ela seja integrada em cada vez mais cenários. Isto poderia trazer oportunidades significativas.
As experiências virtuais tendem a ser baseadas nos mapas mais básicos. Portanto, a necessidade dessas bases de mapeamento básico crescerá junto com o desenvolvimento de tais experiências.
O fluxo de dados permite uma integração profunda
Os mapas digitais estão se tornando cada vez mais versáteis. Isto é um fator importante em seu crescimento contínuo, bem como em seu domínio no espaço técnico. Com o fluxo e integração de dados em tempo real, os mapas podem se tornar ferramentas polivalentes. Esta ferramenta será utilizada tanto pelas empresas quanto pelos consumidores.
Aplicações
O uso de mapas digitais é tão simples que não temos nenhuma idéia da maneira como eles funcionam a partir de dentro. Eles exigem uma quantidade enorme de dados que são coletados durante um longo período de tempo. O software então compila estes dados e os converte numa imagem virtual. É fascinante ver todo o caminho do mapa impresso até um mapa digital em nosso telefone.
Os mapas eletrônicos têm um enorme potencial. Grandes projetos científicos utilizam mapas digitais. Exploração geológica e mineração, e especialmente a agricultura para diversos fins.
Eventualmente, os mapas eletrônicos podem ser usados em realidade virtual aumentada. Veremos a combinação do mundo virtual e físico de uma forma completamente diferente. As aplicações dos mapas eletrônicos são infinitas. Eles continuarão a evoluir e a melhorar. Os mapas digitais são definitivamente mais acessíveis, confiáveis e fáceis de usar do que os mapas tradicionais em papel.