Marco Lage anuncia que tentará, mais uma vez, criar a secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil em Itabira

Após ter iniciativa barrada pela atual oposição, o prefeito de Itabira terá maioria na próxima legislatura da Câmara

Marco Lage anuncia que tentará, mais uma vez, criar a secretaria de Segurança Pública e a Guarda Civil em Itabira
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O prefeito reeleito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), anunciou ontem (9), durante a cerimônia de entrega da nova Praça Acrísio Alvarenga, que tentará mais uma vez na Câmara Municipal a aprovação do projeto de lei para criação da Secretaria de Segurança Pública, bem como a implantação da Guarda Civil Municipal. 

A declaração de Marco Lage foi dada enquanto ele discursava sobre segurança pública na cidade. “Vamos enviar novamente à Câmara o projeto de criação da Guarda Municipal, mandar para a Câmara aprovar para gente. Pode aguardar também a secretaria de Segurança Pública, mas as câmeras já estão instaladas”, disse o prefeito após informar que 60 das 300 câmeras de segurança do programa “Itabira Segura e Conectada” já foram instaladas.

Marco Lage já havia tentado criar as secretarias de “Segurança, Mobilidade e Defesa Civil”; de “Cultura e Turismo” e de “Comunicação Social”, mas foi impedido após a maioria dos vereadores barrarem as propostas. No entanto, após as eleições municipais realizadas em 6 de outubro, o prefeito viu a situação do Legislativo mudar radicalmente: 12 dos 17 vereadores eleitos para a próxima legislatura pertencem à base aliada do governo, além disso, somente dois dos atuais parlamentares de oposição foram reeleitos. 

Por isso, a expectativa é de que a próxima bancada esteja alinhada com os projetos enviados pelo Executivo – sem causar entraves às pautas apresentadas. Em entrevista à DeFato, Marco completou dizendo: “A Câmara é uma instituição importante, respeitada e a gente sempre a respeitou, mas o entrave era só isso. Eu acho que a nova Câmara tem a consciência e o conhecimento desses projetos, de onde nós queremos chegar e precisamos chegar até o final de 2028”, finalizou.