Mata do Intelecto, cenário da DMX Run, pode ser visitada pela população

A Unidade de Conservação permite interação com a natureza

Mata do Intelecto, cenário da DMX Run, pode ser visitada pela população
Parque Municipal Mata do Intelecto – Foto: Arquivo/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


A DMX Run aconteceu neste domingo (23), e levou diversos atletas, público e interessados para o evento, que teve como principal cenário a Mata do Intelecto. O espaço acolheu os presentes, que participaram da boa programação voltada para os cuidados com a saúde e promoção do bem-estar. Em entrevista ao Portal DeFato, a superintendente de Meio Ambiente em exercício, Gillianne Assis Carneiro, falou sobre a ocupação e preservação da Mata do Intelecto. 

 

Sobre o parque

O Parque Natural Municipal do Intelecto (PNMI) foi criado em 27 de dezembro de 1991, pela Lei Municipal n.º 2.770, com o nome de Parque Municipal do Campestre. Em 2003, por meio do Decreto Municipal n.º 1.851, foi incorporada a área verde denominada Pico do Amor. Em seguida, em 2006, a Lei Municipal n.º 4.105 alterou o nome do Parque Municipal do Campestre para Parque Natural Municipal do Intelecto.

O Parque Natural Municipal do Intelecto enquadra-se no Grupo das Unidades de Proteção Integral, tendo como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico (Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza [SNUC, 2000]). 

Assim, todas as atividades realizadas no Parque devem concordar com o Plano de Manejo do Parque, o principal instrumento de gestão da Unidade de Conservação.

Foto: Arquivo DeFato

– Quais as ações promovidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) na Mata do Intelecto? 

“O Centro Experimental de Educação Ambiental (CEEA), o nosso prédio sede, foi um espaço criado para promover a educação e gestão ambiental, inaugurado em 11/04/2012.

Então, além do prédio abrigar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, hoje contamos com duas salas temáticas usados nos nossos Projetos de Educação Ambiental, e estamos formalizando novas parcerias para a ampliação das salas destinadas aos Projetos de Educação Ambiental.

Os projetos de Educação Ambiental são sempre realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, com ações voltadas aos alunos da rede pública de ensino. Contudo, sempre estamos envolvendo as demais escolas em nossos projetos de educação ambiental e qualquer grupo que tiver interesse em estar participando dos projetos de educação ambiental pode estar entrando em contato conosco para agendamento.”

– Quais iniciativas públicas estão sendo desenvolvidas para divulgação do espaço? 

“Estamos sempre buscando trazer cada vez mais público para os nossos espaços, o desenvolvimento do projeto Mosaico de Unidades de Conservação, é uma iniciativa da secretaria para fortalecer a essência conservacionista das Unidades de Conservação e promover a participação de forma integrada e participativa da população em todas as nossas unidades de conservação, como também no Parque do Ribeirão São José e no Parque do Alto do Rio Tanque, além do Parque do Intelecto.

Em 2021 retomamos o uso do orquidário municipal que fica no Parque do Intelecto, onde foram recebidas doações de orquídeas para dar vida ao orquidário, e é de grande relevância tanto para a questão ambiental quanto para a proteção e diversidade de plantas devido à coleção da família das orquidáceas.

Temos em nosso calendário anual cronograma de eventos que são sempre com temos diversificados que na grande maioria são voltados aos alunos das redes de ensino, mas sempre com divulgação e convite aberto ao público, como a Semana da Água (março), Semana do Meio Ambiente (junho), Semana da Qualidade do Ar (agosto) e Semana da Árvore (setembro).”

– Como as pessoas interessadas podem acessar o parque? Existe uma infraestrutura para recebê-las? 

“O Parque Natural Municipal do Intelecto fica localizado na área central da cidade, na Rua Gerson Guerra, nº 162, Bairro Santo Antônio, entre os bairros Campestre, São Pedro, Centro e Penha. Já possui horário previsto de visitação de 07 às 17 horas. O acesso ao PNMI é gratuito, e para ingressar no Parque deve se apresentar documento de identificação com foto e assinar livro de registro na entrada e na saída.

Estamos sempre buscando manter os nossos espaços de uso da população zelando pela conservação do Parque para que qualquer pessoa que visitar possa aproveitar o espaço da melhor maneira possível. 

A unidade de conservação possui um zoneamento que consta no plano de manejo, e realizado considerando os atuais tipos de usos de determinada região da UC e a condição ambiental desejada, visando obter melhores resultados para a conservação da unidade.

A Zona de Uso Intensivo, a qual é a mais visitada, tem a função educativa, cultural, de lazer e recreação, contendo as principais infraestruturas de visitação pública, contamos com várias trilhas, Parquinho para as crianças, quiosques, além do Mirante do Pico do Amor, Memorial Carlos Drummond de Andrade e da Concha Acústica, que também fazem parte do parque.

Não é permitida a entrada de animais domésticos em quaisquer das unidades de conservação, aqui na mata do Intelecto, quando adentrar com veículos a sede, o trânsito de veículos deve ser feito em baixa velocidade (máximo de 20 km/h) e proibido o uso de buzinas nessa zona. Lembrando que o acesso de veículos é permitido somente os dias da semana e no horário de funcionamento do parque, demais dias somente mediante autorização.”

Foto: Divulgação / Prefeitura de Itabira

– Quais iniciativas de preservação da mata estão sendo colocadas em prática? 

“No campo de preservação, além das ações conservacionistas que são constantes, estamos sempre estamos buscando o plantio de mais mudas nativas no Parque, como já foi realizado no Pico do Amor e aqui na Mata. 

Em 2021 foi realizado o plantio de 173 mudas nativas no Pico do Amor, próximo ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, com a proposta de recuperar a área devastada pela queimada. 

Esse ano realizamos vários plantios na Mata do intelecto durante a semana da árvore e também foram iniciadas as obras de reforma da Concha Acústica, no Pico do Amor, para podermos voltar a receber eventos culturais no local.”

– Como o setor privado pode acessar a Mata para promover eventos? 

“Qualquer evento a ser realizado dentro da Mata do Intelecto com maiores proporções, como foi a Corrida Volta da Mata do intelecto, deve ser aprovado pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), a qual é hoje o Conselho Consultivo das nossas Unidades de Conservação, devendo ser enviada a proposta a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para análise da viabilidade (devido estarmos dentro de uma unidade de conservação) e depois levar ao CODEMA para aprovação.

Mas para eventos durante o nosso horário de funcionamento, que não irão causar impactos no funcionamento do CEEA e da SMMA pode ser agendado previamente na Diretoria de Preservação Ambiental através do e-mail: [email protected], telefone: 3839-2347 ou ainda no portal do Meio Ambiente: https://meioambiente.itabira.mg.gov.br/principal

– É possível ao público, famílias, etc. fazer eventos na mata? 

“Depende da proporção do evento, eventos maiores seguem sempre a instrução anterior, enviar a proposta para análise e aprovação.

Mas a Mata está sempre disponível para acesso da população, são realizados diversos ensaios fotográficos dentro das instalações, caminhadas nas trilhas e piqueniques nos quiosques. 

Muito importante ressaltar que por se tratar de uma Unidade de Conservação, o principal objetivo e a interação com a natureza, então as pessoas que pretendem visitar unidades de conservação devem ter cuidados sempre com a natureza e a sua segurança. 

Nossas trilhas são pavimentadas e sinalizadas, possuímos coletores de resíduos espalhados pelo parque, então é de suma importância que sigam sempre pelas trilhas oficiais para garantir a segurança dos visitantes.”

Para o público que deseje realizar uma visita guiada, é posível enviar proposta para agendamento para o e-mail: [email protected], ou entrar em contato pelo telefone: 3839-2712 para mais informações.