Material radioativo é furtado em SP e Governo faz alerta
Um boletim de ocorrência foi aberto na segunda-feira (1º), às 12h22, relatando o ocorrido
O Governo Federal alerta que um material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo na última segunda-feira (1º). A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou que o veículo estava transportando a fonte geradora de radiofármacos rumo as cidades de Curitiba (PR) e Blumenau (SC) para uso médico quando foi assaltado.
O veículo transportava um gerador de 68Ge/68Ga e 4 unidades de blindagens de geradores de 99Mo/99mTc exauridos. “Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde”, disse o CNEN, em nota.
Um boletim de ocorrência foi aberto na segunda-feira (1º), às 12h22, relatando o ocorrido. Consta que, “por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado”.
Desde então, a CNEN informou que o corpo técnico está agindo para levantar informações sobre a fonte roubada e já apurou que o cadastro da empresa transportadora está regular junto ao órgão regulador, estando autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear pede que, caso alguém encontre a fonte, informe à Comissão pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763, e também, a Polícia.