Matthew Perry, o Chandler de “Friends”, morre aos 54 anos
Nos últimos anos, o ator falou sobre diversos problemas que enfrentou, incluindo o vício em drogas, como bebidas alcoólicas e opioides
Matthew Perry, ator mais conhecido por ter dado vida ao personagem Chandler Bing, da série “Friends”, morreu no sábado (28). A informação foi divulgada primeiramente pelo site TMZ, e depois confirmada pelo jornal Los Angeles Times. Segundo as informações, ele foi encontrado em uma jacuzzi na sua casa na região de Los Angeles, tendo aparentemente se afogado. Nenhuma droga teria sido encontrada pela polícia no local. O caso será investigado.
O principal papel de sua carreira sem dúvida foi o Chandler, de “Friends”, o qual interpretou entre 1994 e 2004, quando a série foi ao ar. No cinema, esteve em filmes como “E Agora, Meu Amor?” (1997) e “Dezessete Outra Vez” (2009), um de seus últimos trabalhos relevantes nas grandes telas.
Em 2021, o público pode revê-lo no especial “Friends: The Reunion”, que reuniu, além do intérprete de Chandler, o elenco do clássico programa — Jennifer Aniston (Rachel), Courteney Cox (Monica), Lisa Kudrow (Phoebe), Matt Le Blanc (Joey), David Schwimmer (Ross).
Ao longo dos últimos anos, porém, Matthew Perry se afastou da carreira artística. Em vez de séries ou filmes, aparecia na imprensa em notícias que repercutiam problemas pessoais — como a de que estaria vivendo recluso em um quarto de hotel, gerando preocupação em antigos colegas e amigos, ou tendo gasto milhões para se manter sóbrio.
Nos últimos anos, o ator falou sobre diversos problemas que enfrentou, incluindo o vício em drogas, como bebidas alcoólicas e opioides. Numa das internações, afirma que os médicos disseram que tinha apenas 2% de chances de sobreviver. “O inferno existe. Eu estive lá”, afirmou em sua biografia.
Artistas e amigos repercutem morte Matthew Perry
Amigos, companheiros de atuação e figuras importantes do mundo artístico e do entretenimento lamentaram a morte de Matthew Perry. A atriz Viola Davis, vencedora do Oscar, definiu a morte de Perry como “devastadora” e afirmou, em um comunicado nas redes sociais, que o livro autobiográfico do ator foi um “presente” para muitas pessoas. Na mensagem, a atriz diz ainda que o intérprete de Chandler Bing trouxe amor ao público: “Além da alegria que você trouxe a muitos, seu coração reinou supremo. Descanse em paz… saiba que você trouxe amor”.
A cantora e compositora Adele, que fazia um show em Las Vegas na noite de sábado, interrompeu a apresentação para prestar uma homenagem ao ator, informou o jornal britânico Daily Mail. De cima dos palcos, Adele disse que vai se lembrar do personagem de Matthew Perry, Chandler Bing, “pelo resto da vida”. “Ele é, provavelmente, o melhor personagem cômico de todos os tempos”, comentou a cantora.
A atriz Maggie Wheeler, que deu vida à personagem Janice em “Friends”, e que fazia par romântico com Chandler em momentos do seriado, também foi às redes comentar a morte do ex-colega de atuação: “Que perda. O mundo sentirá sua falta, Matthew Perry. A alegria que você trouxe a tantos em sua vida muito curta continuará viva. Eu me sinto muito abençoada por cada momento criativo que compartilhamos”, disse.
A atriz norte-americana Selma Blair, lamentou a morte de Perry, a quem se referiu como “o namorado mais velho”. “Todos nós amávamos Matthew Perry, e eu especialmente”, escreveu. “Eu o amava incondicionalmente. E ele a mim. E estou despedaçada. Coração partido. Bons sonhos Matty. Bons sonhos”.
A atriz Octavia Spencer disse em uma publicação estar “extremamente triste” com a morte de Matthew Perry e afirmou que “seu presente para o mundo será lembrado para sempre”. “Enviando lembranças à família, amigos, colegas de elenco e milhões de fãs de Matthew ao redor do mundo”, lamentou.
A atriz Mira Sorvino também prestou uma homenagem ao ator. “Que você encontre paz e felicidade no céu, fazendo todos rirem com sua inteligência singular”, escreveu a artista na rede X (antigo Twitter).
A NBC (sigla de National Broadcasting Company), emissora que exibiu “Friends” por uma década usou as redes sociais para lamentar a morte “prematura” de Matthew Perry, e dizer que o ator “trouxe muita alegria para centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo com seu timing cômico perfeito e humor irônico”, e que o legado do artista “viverá por inúmeras gerações”.
A Warner Bros, responsável pela produção do “Friends”, em uma nota compartilhada com a rede social oficial da série disse que a empresa está arrasada com a morte do artista: “Ele foi um verdadeiro presente para todos nós. Nosso coração está com sua família, entes queridos e todos os seus fãs”.
A morte do ator também alcançou o mundo político. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, que foi colega de Matthew Perry na escola, disse no X que “nunca vai esquecer das brincadeiras” que os dois faziam no pátio do colégio onde estudavam. “Sei que as pessoas ao redor do mundo nunca esquecerão a alegria que ele lhes proporcionou. Obrigado por todas as risadas, Matthew. Você foi amado — e sua falta será sentida”, disse.
Os pais de ambos também eram próximos. A mãe de Matthew Perry, Suzanne Morrison, foi secretária de imprensa do pai de Justin Trudeau, na época em que Pierre Trudeau era primeiro-ministro do Canadá.