Mauro Tramonte lidera em todos os cenários de segundo turno em Belo Horizonte, aponta DATATEMPO

Mauro Tramonte (Republicanos) lidera em todos os cenários de segundo turno para a Prefeitura de Belo Horizonte, segundo DATATEMPO

Mauro Tramonte lidera em todos os cenários de segundo turno em Belo Horizonte, aponta DATATEMPO
Pesquisa DATATEMPO foi realizada entre 2 e 6 de setembro de 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pesquisa DATATEMPO divulgou os resultados da quinta rodada de análise sobre as eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte. De acordo com o levantamento, o deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) venceria em todos os cenários de segundo turno. Tramonte também lidera nas intenções de voto do primeiro turno, com 29,7%.

A pesquisa avaliou 21 cenários possíveis de segundo turno com sete candidaturas. No cenário mais favorável para Tramonte, o deputado federal Rogério Correia (PT) enfrentaria uma derrota com 56,9% dos votos contra 15,2% para Correia. O confronto mais apertado seria contra o atual prefeito Fuad Noman (PSD), onde Tramonte obteria 50,1% dos votos e Noman, 26,5%.

Outros cenários mostram Tramonte com vantagem sobre o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), com 55,6% dos votos, e a deputada federal Duda Salabert (PDT), com 55% dos votos. Tramonte também lidera nas disputas contra o senador licenciado Carlos Viana (Podemos), com 53,5%, e o deputado estadual Bruno Engler (PL), com 51,4%.

A doutora em ciência política Mariela Rocha, analista da DATATEMPO, observa que a ausência de Tramonte em alguns cenários poderia levar a disputas mais acirradas, como entre Fuad Noman e Bruno Engler, Duda Salabert e Gabriel Azevedo, Carlos Viana e Fuad Noman, e Engler e Rogério Correia. Segundo Rocha, esses cenários indicam a possibilidade de um segundo turno competitivo.

Os dados da pesquisa foram coletados entre 2 e 6 de setembro de 2024, com uma amostra de 1.200 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada sob o número TRE-MG 04866/2024.