MDB confirma Neidson Freitas como candidato a prefeito de Itabira; ele terá Rose Félix como vice
Com 72 concorrentes a vereador, a “Frente Itabira para os Itabiranos” tem expectativa de formar a maior bancada no Legislativo
Na noite de segunda-feira (5), último dia para a realização das convenções partidárias, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) realizou um encontro para confirmar a candidatura do vereador Neidson Dias Freitas a prefeito de Itabira — ele terá como companheira de chapa a também parlamentar Rosilene Félix Guimarães “Rose”, do Partido Social Democrático (PSD), que concorrerá a vice-prefeita. Como uma candidatura de oposição, o emedebista fez críticas à gestão de Marco Antônio Lage (PSB).
Além do MDB e do PSD, a coligação “Frente Itabira para os Itabiranos” também contará com os partidos Podemos, Progressistas, Republicanos e a federação PSDB/Cidadania.
Natural de Itabira, empresário e formado em Direito, Neidson foi o vereador mais jovem eleito na cidade, aos 21 anos de idade, em 2004, após sua segunda disputa à Câmara Municipal — ele havia tentado uma vaga quatro anos antes, quando tinha 17, mas não conseguiu se eleger. Atualmente, está em seu quarto mandato no Legislativo, vencendo também os pleitos de 2008, 2016 e 2020.
Ele presidiu a Câmara de Vereadores em duas ocasiões, os biênios 2009 e 2010 e 2017 e 2018. Neidson também chegou a concorrer a vice-prefeito, em 2012, em uma chapa encabeçada por Ronaldo Lage Magalhães (que na época estava no PTB). A dupla foi derrotada por Damon Lázaro de Sena (então no PV). Agora, em 2024, Ronaldo Magalhães desistiu da sua candidatura para apoiar às pretensões do emedebista.
“Queremos mais para Itabira, uma cidade bilionária e que deveria ter se preocupado muito mais com o desenvolvimento econômico, com a saúde — era pra ser uma Itabira muito melhor. Então a gente percebe que nós temos uma cidade presa em propaganda, presa ao marketing e à mentira. Então essa chapa vem apresentar nomes que vão trazer a verdade, um plano de governo coerente e possível de ser realizado. Me junto à vereadora Rose que representa a diversidade dessa chapa composta por um homem e uma mulher e que representa Itabira como um todo”, disse Neidson Freitas em entrevista à imprensa.
Já Rose Félix é advogada, com 22 anos de atuação, com especialização na área trabalhista, e também empresária. É a vereadora mais votada da história e, atualmente, exerce o seu primeiro mandato no Legislativo municipal. Foi conselheira da 52ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itabira, e conselheira do programa Acita Mulher.
“Eu acredito muito na renovação da nossa cidade. Itabira realmente tem jeito, mas nós precisamos devolver Itabira para os itabiranos. Além dessa chapa representar a capacidade política e a capacidade de gestão, também representa essa diversidade e traz não só a representatividade feminina, mas também a representatividade da mulher preta, que pela primeira vez está compondo uma chapa para o Executivo da nossa cidade”, afirmou Rose Félix.
Críticas ao governo municipal
Durante a convenção partidária do MDB, Neidson Freitas não poupou críticas ao governo Marco Antônio Lage — que tenta a reeleição. Segundo o emedebista, a atual administração da cidade não conseguiu desenvolver áreas importantes, como a economia e a saúde, e nem conseguiu apresentar obras estruturas à população, mesmo com um orçamente de aproximadamente R$ 4 bilhões em quatro anos.
“A população já percebeu que foi um governo de poucas entregas e de ações eleitoreiras. Sequer as praças, que foram as únicas coisas que o governo conseguiu realizar, foram entregues. Estão inacabadas e cercadas, em sua maioria, para servir de propaganda eleitoral e assim como outras ações desse governo. A população já percebeu isso e esse governo vai responder na urna pela ineficiência da atual gestão”, disparou Neidson.
Disputa pelo Legislativo
Com 72 concorrentes a vereador, a “Frente Itabira para os Itabiranos” tem expectativa de formar a maior bancada na Câmara Municipal para a próxima legislatura. A expectativa é de que os seis partidos da coligação possam eleger entre sete e oito vereadores — dos 17 possíveis. “Nós temos o melhor time de pré-candidatos a vereadores. Nós vamos, com certeza, fazer a maior bancada de vereadores. São pessoas preparadas, que conhecem a realidade [da cidade], que participaram e nos ajudaram no decorrer dessa legislatura a fiscalizar e conter a farra que vinha sendo praticada com o dinheiro da nossa cidade”, destacou Neidson.