Meios digitais garantem continuidade de manifestações culturais em Conceição

Até o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos, com mais de 200 anos de história, foi realizado totalmente online

Meios digitais garantem continuidade de manifestações culturais em Conceição

O município de Conceição do Mato Dentro tem se reinventado para manter latente, durante a pandemia, a responsabilidade cultural da cidade, que carrega, por exemplo, uma das maiores e tradicionais festas religiosas do estado: o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Pela primeira vez em 233 anos, a festa católica acontece totalmente online, entre os dias 13 e 24 de junho.

Usando as ferramentas digitais, como Facebook, Youtube e Instagram, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos transmitiu as missas e conseguiu alcançar mais de 15 mil fiéis somente no primeiro final de semana da programação. As celebrações também puderam ser acompanhadas pela rádio da cidade. 

Segundo o reitor do Santuário, padre João Evangelista, o resultado foi além do esperado e a interação com os fiéis foi bastante significativa. “Nas celebrações ao vivo, sobretudo no Youtube, as pessoas deixaram comentários, orações e intenções”, disse o padre. 

O meio digital resolveu a parte religiosa do Jubileu, mas a pandemia atingiu em cheio um dos pontos altos da festa, que é a tradicional cavalgada, onde centenas de cavaleiros e amazonas se reúnem no Santuário para uma benção. Também não houve barracas e muito menos o show com artista renomado que acontece todos os anos. 

Galeria Online 

A internet também foi alternativa encontrada para manter em atividade a Galeria de Arte da Câmara de Vereadores de Conceição do Mato Dentro. Por meio de uma visita virtual, interessados podem acompanhar e conferir de perto as obras de artistas locais. De acordo com o curador do espaço, Paulo Virgílio Grilo, o objetivo é valorizar o trabalho dos conceicionenses mesmo durante o período da pandemia, quando os acessos presenciais à galeria estão proibidos. 

Segundo conta o curador, a ideia inicial era receber apenas duas pessoas na galeria durante a pandemia, com uso de máscaras e higienização com álcool em gel. No entanto, foi definido que a visita física não seria promissora no período e por isso o formato virtual seria o mais indicado. 

“No link Exposição Virtual Câmara CMD você faz a visita, consegue ver a exposição e ter acesso às informações de cada obra. Além disso, o contato do artista e os preços de cada obra também são disponibilizados na plataforma”, afirma o artista plástico. 

Paulo Virgílio Grilo afirma que muitas vezes o artista do interior fica esquecido e precisa de iniciativas como a da Câmara para conquistar o espaço. O artista plástico explica que a galeria funciona como um presente para o artista, uma vez que ele pode expor sem pagar nada e não é descontada nenhuma porcentagem das vendas das obras. “Queremos dar visibilidade para o artista e também oferece esse portfólio que poderá ser guardado para sempre”, pontua.

Fundação Casa da Cultura

O professor de artes e diretor de teatro da Fundação Casa da Cultura, Henrique Diana (Riquinho), afirma que a entidade também optou por continuar com os projetos e atividades no formato digital. Segundo ele, aulas de teatro estão sendo ministradas por meio de vídeos publicados no Facebook. Além disso, oficinas de brinquedos também estão sendo realizadas virtualmente.

Festivais cancelados

Entretanto, festivais de peso do município precisaram ser cancelados. O Tabuleiro Jazz, evento que busca reunir grandes nomes do jazz nacional e internacional não aconteceu como o previsto. Programado para maio, o festival só será realizado no próximo ano. Além disso, o Festival da Cachaça, Comida da Roça e Festival Cultura e Gastronomia também não serão realizados. 

Outro evento que corre o risco de não acontecer é o Projeto Matriz. Programado para o dia 7 de setembro, o festival cultural com manifestações artísticas e shows musicais de artistas de projeção nacional, no adro da Igreja do Rosário, ainda aguarda a evolução da pandemia para confirmar ou cancelar a agenda.