Menos de 50% dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe em BH

Diante disso, a Prefeitura reforça a convocação para que os moradores se imunizem contra a gripe

Menos de 50% dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a vacinação contra a gripe para toda a população desde o dia 2 deste mês, no entanto, segundo a Secretaria Municipal, a procura do imunizante pelo público-alvo da campanha ainda está abaixo do esperado. Diante disso, a PBH reforça a convocação para que os moradores se imunizem contra a gripe.

Até esta terça-feira (14), cerca de 40% dos integrantes dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para fins de cobertura vacinal receberam a dose. Gestantes e puérperas são os grupos com menor cobertura, alcançando 14% e 17%, respectivamente. Cerca de 27% das crianças de 6 meses a 5 anos foram imunizadas, assim como 42% dos idosos.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, o índice é preocupante. “Fomos a primeira capital a iniciar a campanha de vacinação contra a gripe justamente para garantir a imunização mais rápido, antes da queda nas temperaturas. Disponibilizamos postos extras para ampliar a oferta, inclusive aos sábados. Mas, infelizmente, a procura está aquém do esperado. Por isso, reforçamos o chamado e alertamos para o risco das formas graves da influenza, que podem levar ao óbito”, alertou o secretário.

Onde se vacinar

As doses estão disponíveis para todos os públicos nos 152 centros de saúde de Belo Horizonte, em postos extras e em mais de 25 drogarias parceiras da Secretaria Municipal de Saúde. O endereço de todos os locais, assim como o horário de funcionamento das unidades e qual o público pode receber a dose em cada ponto, deve ser verificado no Portal da PBH.

É indispensável que todos aqueles que forem receber a vacina apresentem, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina para o devido registro.