Mês da mulher: atividades culturais de Minas Gerais mostram protagonismo feminino
Um dos momentos mais aguardados é o concerto que marca o início da trajetória de Ligia Amadio à frente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo anunciou uma programação diversa para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira (8). Os equipamentos culturais e de turismo do estado oferecem neste mês ações como exposições, mostras de filmes e programas de TV e rádio, além da estreia da primeira maestrina da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Ligia Amadio.
O público pode conferir a programação especial com temas envolvendo o universo feminino nas atividades da Fundação Clóvis Salgado, da Empresas Mineira de Comunicação, da Biblioteca Pública Estadual, além de outros equipamentos.
“Reconhecer as conquistas históricas das mulheres e a importância das contribuições de cada uma delas é um passo necessário na construção de uma sociedade mais democrática, que respeita todas as pessoas e garante que cada uma delas possa se desenvolver e viver de acordo com sua própria verdade. Celebrar o Dia Internacional da Mulher é também um convite à reflexão sobre como podemos aprender com as mulheres, ouvi-las e a partir disso repensarmos o modo como coletivamente podemos construir um mundo melhor”, comenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Orquestra Sinfônica
Um dos momentos mais aguardados é o concerto que marca o início da trajetória de Ligia Amadio à frente da OSMG. A apresentação de gala será nesta quarta-feira (8/3), às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
Além desta data, o público poderá conhecer a maestrina na série Concertos da Liberdade – Sinfônica ao Meio-dia e Sinfônica em Concerto, que terá um programa dedicado às obras de grandes compositoras pioneiras na história da música, como Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Dinorá de Carvalho (1895 – 1980) e Amy Beach (1867 – 1944), além de solo de piano realizado pela convidada Linda Bustani, que interpretará Sergei Rachmaninoff (1873 – 1943).
Em 46 anos de existência, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) tem, pela primeira vez, uma mulher como regente titular.
Programação na Rádio
Neste Dia Internacional da Mulher, a Rádio Inconfidência transmitirá ao vivo, da Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, o programa “Almanaque”, que completa 18 anos em 2023 e será dedicado às mulheres com entrevistas e apresentações musicais.
Exposições e obras
Dentre as exposições, alguns destaques são: “Avesso Diverso – Acervo FCS”, que será inaugurada no dia 13/3, na PQNA Galeria, no Palácio das Artes; “Mulheres: Múltiplas Histórias”, montada na Biblioteca Pública Estadual e em cartaz até o dia 31/3; e “Rainhas Negras”, em exibição na midiateca do Memorial Minas Gerais Vale até 2/4.
As mostras “Mulheres em Ação”, disponível na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay até o dia 31/3, e a “Mostra Clássicas”, que começará nesta quarta (8/3), no Cine Humberto Mauro, reúnem filmes e produções audiovisuais protagonizados por mulheres. A primeira reúne mais de 15 trabalhos que abordam o universo feminino, suas questões e dilemas. Já a segunda traz uma seleção abrangente de filmes dirigidos por mulheres em vários gêneros: ação, terror e comédia romântica.
*Com Agência Minas