MG-170: ponte que liga Lagoa da Prata a Moema é inaugurada

Foram investidos R$ 3,2 milhões na ponte, com dimensões de 49,6 metros de comprimento por 12,1 metros de largura e via lateral para pedestre

MG-170: ponte que liga Lagoa da Prata a Moema é inaugurada
Foto: Divulgação/DER-MG

Na última quinta-feira (16), foi inaugurada a nova ponte sobre o Rio Jacaré, no km 24 da rodovia MG-170, no trecho que liga Lagoa da Prata a Moema, na região Central de Minas. As obras de construção da nova estrutura foram concluídas nesta semana pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), e atende uma demanda de cerca de 140 mil habitantes, que vivem ou circulam no entorno da obra, além de milhares de usuários que transitam pela estrada.

Foram investidos R$ 3,2 milhões na ponte, com dimensões de 49,6 metros de comprimento por 12,1 metros de largura e via lateral para pedestre, substituindo a antiga passagem que havia sido interditada por problemas estruturais.

A conclusão das obras libera o tráfego e põe fim a um transtorno que obrigava os motoristas a utilizarem desvio, passando por dentro de uma usina sucroalcooleira na região, o que aumentava o trajeto em cerca de nove quilômetros. A obra teve início em maio de 2023.

Desenvolvimento para a região

A nova ponte está localizada na rodovia MG-170, importante corredor viário por onde transita um grande volume de produtos do agronegócio, com destaque para o milho e soja.

A região também abriga empresas do setor sucroalcooleiro e de laticínios que abastecem o mercado regional e nacional. O trecho faz a conexão BR-262 – BR-354 e MG-050, encurtando caminhos e facilitando a mobilidade, servindo como rota alternativa.

Histórico

A ponte foi interditada no final de dezembro de 2021, diante do diagnóstico de uma falha estrutural. A medida foi tomada em caráter de segurança, uma vez que a estrutura recebia um tráfego diário de aproximadamente 800 veículos leves e pesados.

O projeto de engenharia foi realizado em 2022, e concluído em fevereiro de 2023, para que os serviços começassem a ser executados três meses depois.

* Com informações do DER-MG.