Mil identidades serão emitidas em três dias em Monlevade

Presidente da Câmara e Delegado Regional destacam a importância do mutirão

Mil identidades serão emitidas em três dias em Monlevade
Reunião entre o presidente da Câmara e o Delegado Regional Foto: Divulgação CMJM

O presidente da Câmara de João Monlevade, Fernando Linhares, recebeu na tarde dessa sexta-feira (5), o Delegado Regional Bernardo de Barros Machado. Na oportunidade, Linhares agradeceu o Delegado pelo empenho da Polícia Civil em disponibilizar os documentos de identidade que serão emitidos no Cidadão Legal no próximo dia 13.

“Reconheço o empenho que o Dr. Bernardo teve em intermediar para que o mutirão de emissão de identidade fosse realizado aqui no município. Serão 1 mil documentos emitidos em 3 dias”.

Parceria

Por sua vez, Dr. Bernardo destacou a importância da ação que, segundo ele, vai contribuir para minimizar a demanda reprimida de documentos.

“Hoje há uma grande necessidade na região para a emissão das identidades. Este mutirão, somado a um evento de tamanha importância como o Cidadão Legal, vai proporcionar ao cidadão a oportunidade de ter o documento com mais facilidade”.

Ainda durante a conversa, tanto o presidente quanto o delegado, falaram a respeito da importância em ampliar os postos de identificação nas cidades da região para que todas as pessoas tenham acesso facilitado as carteiras de identidade.

Cronograma

As emissões dos documentos ocorrerão em três dias, 11, 12 e 13 de maio, a partir das 9h, com a expectativa que sejam emitidos cerca de mais de mil documentos. Os interessados devem comparecer à Câmara nos referidos dias com os documentos pessoais conforme a via de interesse.

A emissão da primeira via do documento é gratuita. Para as demais vias, a gratuidade será concedida para os cadastrados no CAD-Único (Beneficiários do programa Bolsa Família, BPC/LOAS e que possuem tarifa social na conta de luz). Os demais interessados poderão procurar o setor de identificação na Câmara até o dia 10 de maio para emitir a guia de pagamento da taxa.

Nos dias das emissões das carteiras de identidade (11, 12 e 13 de maio), o cidadão deverá apresentar os seguintes documentos:

– para Primeira via da identidade: Certidão original ou cópia autenticada em cartório (de casamento (se casado ou viúvo), de nascimento (se solteiro), de casamento com averbação (em caso de divórcio ou separação)); Comprovante de endereço.

– para Segunda ou demais vias: taxa de arrecadação paga ou documento que comprove a isenção da taxa; Certidão original ou cópia autenticada em cartório (de casamento (se casado ou viúvo), de nascimento (se solteiro), de casamento com averbação (em caso de divórcio ou separação)); Comprovante de endereço.

Caso o requerente tenha interesse que conste demais informações na identidade, ele deverá apresentar documentos que comprovem: CPF – Tipo sanguíneo – Título de eleitor – Carteira Profissional – NIS/PIS/Pasep – Identidade Profissional – CNH – Certificado Militar – CNIS.

Menores de 16 anos devem estar acompanhados do pai, mãe ou de um responsável legal.

O evento

O Cidadão Legal ocorrerá no dia 13 de maio de 9h às 13h em frente à Câmara Municipal.

Serão ofertadas diversas atividades para a comunidade, incluindo serviços de saúde, vacinação, emissão da carteira do autista, consultoria jurídica, apresentações artísticas e culturais, oficinas, salões infantis e adultos, pintura facial e distribuição de guloseimas.

Além das identidades, o Cartório de Registro Civil também estará presente para emitir a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para a emissão dos documentos, o cidadão deverá apresentar a carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. O Cartório Eleitoral também estará presente com a emissão e regularização do título de eleitor.