Minas Gerais tem seis municípios em situação de emergência pelas chuvas
Segundo a Defesa Civil, são 405 pessoas desabrigadas e outras 1.433 desalojadas devido as chuvas. Não há registros de óbitos até o momento
Seis municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência por conta das chuvas, segundo o boletim divulgado nesta segunda-feira (10) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). Estão na lista: Alfenas, Alto Rio Doce, Aracitaba, Capetinga, Lassance e São João Del-Rei.
De acordo com o balanço, já são 405 pessoas desabrigadas — que necessitam de abrigo público como habitação temporária após danos ou ameaça de danos em suas casas —, e outras 1.433 estão desalojadas, sendo deslocadas para casas de parentes ou amigos por conta de efeitos diretos dos desastres. Até o momento, não há registro de óbitos.
A última ocorrência de destaque relacionada às chuvas e registrada pela Cedec foi no sábado (8) em Alpercata, no Vale do Rio Doce. Durante a madrugada, uma tromba d’água provocou alagamentos em diversos pontos da cidade, danificando ruas e provocando o desabamento de um imóvel.
Segundo a Defesa Civil do estado, nessa ocorrência, 150 famílias ficaram desalojadas. A prefeitura foi orientada a decretar situação de emergência e haverá necessidade de ajuda humanitária imediata com cestas básicas, colchões e água potável.
“Nós entramos no período chuvoso. Diferentemente do ano passado, ele foi iniciado em 21 de setembro. Geralmente é a partir de 1º de outubro. Vivemos uma instabilidade inicial e a tendência é que esta semana seja mais tranquila que a semana passada. No entanto, não estão descartadas situações de ventos fortes, chuvas fortes, principalmente nas regiões Central, Zona da Mata e parte do Triângulo”, alerta o coordenador estadual adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Sandro Corrêa.
Ações
Desde a semana passada, após tempestades e chuvas em diversos municípios, o Governo de Minas disponibilizou técnicos da Cedec para apoiar as cidades atingidas.
Os municípios que necessitarem podem captar recursos para ações de resposta e recuperação das áreas afetadas mediante ao reconhecimento da situação de anormalidade declarada. A solicitação de reconhecimento deve ser feita via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), assim como a solicitação de recursos federais para ações de resposta e reconstrução.
Em municípios em situação mais crítica, o Estado envia equipes da Defesa Civil que são responsáveis por dar suporte na reorganização do município e no atendimento à população.
Alertas por SMS
Vale lembrar que a população ainda pode obter informações da Defesa Civil, inclusive sobre os cuidados com as chuvas, ao enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 40199. Assim, o cidadão receberá diariamente mensagens de SMS com alertas meteorológicos.
Basta se cadastrar informando o CEP da residência ou do local desejado para uma viagem, por exemplo. O cadastro é importante para auxiliar a pessoa a tomar medidas de atenção e proteção em tempo hábil.