Mineira “americana” conquista a maior nota na redação do Enem entre estudantes do ensino público
Em 2023, a aluna conquistou duas medalhas de prata e bronze na Olimpíada Mineira de Química
Samille Malta, de 19 anos, tirou 1000 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Apenas 12 candidatos de todo o pais conquistaram a nota máxima. Um total de 3, 18 milhões de estudantes participou da avaliação no ano passado. O exame foi composto por 180 questões e uma redação.
Malta nasceu nos Estados Unidos, em Brockton, estado de Massachusetts. Ela é filha de brasileiros e mudou-se para Virginópolis, Minas Gerais, aos sete anos de idade.
“Fiquei muito feliz quando vi a nota, não esperava, então foi um choque. Minha família também ficou muito feliz, todos choraram de emoção, e todos estavam ansiosos pela minha nota do Enem, que nos surpreendeu bastante”, disse ao G1.
Apesar do excelente desempenho, Samille Malta contou que a redação não era o seu forte. “Tinha muito mais facilidade em matemática e química”, admitiu. Por isso, ela precisou se dedicar bastante à escrita”.
Depois de concluir o ensino médio, Samille pretende cursar medicina. “Ainda não escolhi a cidade em que gostaria de cursar a faculdade. É meu grande sonho”, destaca.
Em 2023, a aluna conquistou duas medalhas de prata e bronze na Olimpíada Mineira de Química. Também foi destaque em outras premiações acadêmicas.