Mineradora Samarco próxima do retorno das operações em Minas Gerais
Conselho Estadual de Política Ambiental definirá nesta sexta-feira, a análise de autorização para retorno das operações da empresa
A mineradora Samarco, que está com as atividades paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015, espera uma mudança no cenário. É que o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) definirá nesta sexta-feira (25), a análise de autorização para retorno das operações da empresa.
A decisão estava agendada para o último dia 11. Contudo, cinco dos 11 conselheiros pediram vistas ao processo. Desta forma, a definição ficou para esta semana. Caso o parecer seja favorável, a Samarco já anunciou o retorno gradual das operações. No entanto, a empresa vem se reunindo com as prestadoras de serviço. Isso para pedir empenho para os trabalhos a partir da aprovação do conselho.
Mineradora se manifesta
Em seu site oficial, a Samarco destacou que pretende voltar a operar de uma forma diferente e ainda mais segura. Ainda segundo a empresa, a operações serão sem a utilização de barragem de rejeitos. Será feito ainda a implantação do sistema de disposição e tratamento de rejeitos, que inclui a Cava Alegria Sul e a filtragem para empilhamento a seco.
Na cava, a empresa vai dispor a lama, que corresponde a 20% do rejeito gerado na lavra da mina. Os rejeitos arenosos, o equivalente a 80% do total gerado, serão filtrados e empilhados a seco, o que segundo a Samarco, é uma destinação muito mais segura. O processo de filtragem permitirá ainda o reaproveitamento de água.